O FC Porto venceu, esta terça-feira, os franceses do Marselha por 3-0, em jogo da terceira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, disputado no Estádio do Dragão. Triunfo fácil para os comandados por Sérgio Conceição perante um Marselha que mostrou muitas debilidades defensivas. Marega, Sérgio Oliveira (g.p.) e Luis Díaz fizeram os golos portistas.
Ao contrário do que está a acontecer no campeonato português, em que já sofreu duas derrotas (Marítimo e Paços de Ferreira) e um empate, o FC Porto somou a segunda vitória consecutiva na Champions, depois de ter vencido o Olympiacos na jornada anterior, também no Dragão.
Quanto ao onze inicial, Sérgio Conceição fez três alterações em relação à derrota com o Paços de Ferreira, na sexta-feira: Diogo Leite, Grujic e Evanilson saem para dar lugar a Malang Sarr, Zaidu e Luis Díaz.
Num estádio do Dragão sem público, o FC Porto marcou cedo, bem cedo, por intermédio de Marega, logo aos quatro minutos. Corona conseguiu cruzar para o lado contrário, onde apareceu o avançado maliano sozinho, que só teve de encostar.
Por volta dos 10 minutos, o Marselha desperdiçou uma grande penalidade apontada por Payet, depois de o árbitro espanhol, Antonio Mateu Lahoz, ter assinalado falta de Sarr sobre Thauvin na área portista.
Por volta da meia hora, castigo máximo novamente assinalado, mas desta vez favorável ao FC Porto, depois de Corona ter caído na área depois de uma falta de Amavi. Sérgio Oliveira converteu com sucesso a grande penalidade. Com um remate rasteiro, Mandanda ainda adivinhou o lado, mas não conseguiu travar a bomba do médio português.
Poucos minutos depois, o juiz espanhol voltou a assinalar penálti para o Marselha, depois de considerar que Uribe jogou a bola com a mão. Entretanto, foi alertado pelo VAR e foi ele mesmo verificar as imagens, acabando por reverter a decisão.
Já no segundo tempo, com o Marselha a mostrar claras dificuldades em fazer fluir o seu futebol, a equipa portuguesa voltou a marcar, desta vez por intermédio de Luis Díaz. Aos 69 minutos, depois de um grande trabalho de Corona a simular o passe para Marega, o mexicano acabou por servir Luis Díaz e o colombiano encheu o pé e atirou para o 3-0.
Já nos instantes finais, esteve à vista o quarto golo do FC Porto. Corona meteu atrasado para a entrada da área, Otávio podia ter rematado, mas optou por deixar para Marega. O maliano não contava com o passe e, já muito pressionado, acabou por perder a posse.
Com este resultado, o FC Porto passou a somar seis pontos, menos três do que o líder Manchester City, que hoje venceu o Olympiacos (3-0). Os gregos, treinados por Pedro Martins, têm três pontos, e o Marselha ainda não pontuou.
Comentários