O Sporting recebe hoje os austríacos do Sturm Graz, no encerramento do Grupo D da Liga Europa de futebol, com a sua situação já definida, o que possibilita ao técnico fazer alterações no ‘onze’ antes do FC Porto.
Após cinco jornadas, os ‘verde e brancos’ seguem no segundo posto do agrupamento e já sabem que é nessa posição que vão acabar, pois somam mais quatro pontos do que Sturm Graz e os polacos do Rakow e distam três dos italianos da Atalanta, que têm vantagem no confronto direto com os ‘leões’.
A quatro dias de defrontar os ‘dragões’ na I Liga, o técnico Rúben Amorim já revelou que vai fazer algumas mudanças no ‘onze’ dos leões, com o objetivo de dar mais tempo de jogo aos menos utilizados.
Se o Sporting já sabe que vão ter pela frente uma equipa proveniente da Liga dos Campeões na luta por um lugar nos oitavos de final da segunda competição da UEFA, o Sturm Graz quer o terceiro posto, que vale a continuidade nas competições europeias, pela via da Liga Conferência Europa.
Histórico de encontros
O encontro da primeira jornada desta fase de grupos entre as duas equipas, em Graz, foi o primeiro de sempre entre as duas equipas, com o Sporting a recuperar de desvantagem para vencer por 2-1.
William Bøving deu vantagem à equipa austríaca aos 58 minutos, mas golos tardios de Viktor Gyökeres (76) e Ousmane Diomande (84) deram os três pontos ao Sporting.
O Sporting tinha vencido os cinco jogos caseiros frente a adversários austríacos antes do duelo mais recente, que terminou com uma derrota por 4-1 em Lisboa num play-off de qualificação, a um só jogo, em 2020/21. O registo global dos leões frente a clubes austríacos é de 6 vitórias, 1 empate e 5 derrotas (17 golos marcados, 20 golos sofridos). Mas em casa o registo é, então, bem mais positivo: 5 vitórias e apenas uma derrota em 6 jogos.
A derrota do Sturm por 2-1 frente ao Sporting, na Jornada 1, foi o primeiro e único encontro frente a uma equipa lusa até à data.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Jogar num clube grande tem muitas coisas boas, mas não há dias de folga, estamos sempre a ser julgados pelo último jogo. Eles sabem que eu, de um dia para outro, mudo de opinião porque um treinou muito bem, que diria num jogo? Temos um jogo para fazer e muito para melhorar, a capacidade defensiva, a pressão, capacidade de jogar entre as linhas, de entender os momentos do jogo... Temos tanto a melhorar que temos de aproveitar ao máximo este jogo. Depois teremos tempo para preparar os outros"
Christian Ilzer, treinador do Sturm Graz: "O Sporting é muito preciso e fechado, com uma equipa muito contundente. Temos de encontrar soluções na posse da bola, conseguindo também rematar, entrando na área. Temos de jogar ao mais alto nível para conseguir alguns pontos. Temos de confiar em nós próprios e acho que podemos estar com confiança no nosso desempenho."
O jogo entre o Sporting e o Sturm Graz está agendado para as 20:00, no estádio José Alvalade, e vai ser dirigido pelo escocês William Collum.
Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro.
Comentários