O SC Braga visita esta quinta-feira, a partir das 17h55, o reduto do AEK de Atenas, em partida da 5.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa e que pode carimbar o passaporte da equipa de Carlos Carvalhal rumo aos 16-avos de final da prova.

Os bracarenses apuram-se para a próxima fase com uma vitória sobre os gregos, sendo que um empate pode bastar caso o Zorya não vença o Leicester no outro jogo do dia. Contudo, a equipa da 'Cidade dos Arcebispos' vai encontrar pela frente um AEK que está obrigado a vencer para não ser eliminado e levar todas as decisões para a última jornada.

Guia de forma

O SC Braga chega a Atenas depois de uma vitória por 1-0 sobre o Farense em casa, no passado domingo, a contar para a I Liga, onde o conjunto liderado por Carlos Carvalhal é segundo, com os mesmos pontos que o Benfica.

Os bracarenses levam uma série de quatro jogos sem perder para todas as competições, sendo que nos últimos 10 jogos apenas não venceram dois, ambos frente ao Leicester: uma derrota (4-0) e um empate (3-3).

Já o registo recente do AEK não é tão positivo. Depois da derrota frente ao Zorya na passada quinta-feira (0-3), a equipa de Nélson Oliveira voltou às vitórias no domingo ao bater o Asteras Tripolis por 1-2 na Liga Grega.

Os últimos 10 jogos não são tão positivos para os gregos como para os portugueses: o AEK venceu cinco desses 10, sendo que apenas um deles foi a contar para a Liga Europa (vs Zorya 4-1). Nos restantes cinco, as derrotas são em maioria, com quatro jogos perdidos, três deles na Liga Europa. Registo ainda para um empate, frente ao PAOK, na Liga Grega.

Histórico de confrontos

O jogo desta noite é o quarto da história entre os dois emblemas, sendo que o SC Braga tem um registo imaculado contra o AEK: três jogos, três vitórias para os bracarenses.

As primeiras duas surgiram em 1966, quando o SC Braga venceu os gregos por duas vezes em setembro (0-1) e em outubro (3-2) na 1.ª ronda da Taça das Taças de 1966/1967. Os dois emblemas só se voltaram a encontrar 54 anos depois, no passado mês de outubro.

Sp. Braga 3-0 AEK: Arsenalistas entram na Liga Europa a vencer e garantem três pontos
Sp. Braga 3-0 AEK: Arsenalistas entram na Liga Europa a vencer e garantem três pontos
Ver artigo

Na partida disputada na 1.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, na Pedreira, os comandados de Carlos Carvalhal venceram por 3-0, com golos de Galeno, Paulinho e Ricardo Horta.

Se alargarmos o espectro a todos os jogos frente a emblemas gregos, o histórico continua a ser positivo para os bracarenses. Em cinco partidas, contando com as três frente ao AEK, o SC Braga venceu três e empatou duas, precisamente aquelas contra outro adversário grego que não o desta noite: um 1-1 frente ao Aris em 2007 e outro frente ao Olympiacos, na Taça do Guadiana de 2012.

O que dizem os treinadores

Carlos Carvalhal: "Não tememos nada, respeitamos, sim, o adversário, é uma equipa boa, tem um bom treinador, uma boa organização, e está a lutar fortemente pelo título esta época. Não esperamos facilidades. Sabemos das dificuldades que o AEK criou ao Leicester em casa [perdeu por 2-1], o resultado com o Zorya [na última jornada, derrota caseira por 3-0] é muito enganador, golearam o Zorya fora [4-1]. Temos 100 por cento de respeito, zero por cento de medo."

Massimo Carrera: "O nosso objetivo é entrar em campo e tentar ganhar, como em todos os jogos, sabendo que vamos defrontar uma grande equipa. Enquanto há vida, há esperança e vamos ainda disputar dois jogos importantes nesta competição."

Árbitro

O árbitro Georgi Kabakov, com insígnias internacionais desde 2013, será o juiz da partida entre AEK e SC Braga. O búlgaro contará com os assistentes Martin Margaritov e Diyan Valkov.

A partida tem início às 17h55 e pode acompanha-la ao minuto aqui, no SAPO Desporto