O Benfica carimbou esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa ao bater, no Estádio da Luz, o Bayer Leverkusen por 2-1, depois de há uma semana ter triunfado na Alemanha por 1-0. Encarnados passaram por grandes dificuldades no encontro, mas a sorte acabou por sorrir-lhes na hora das decisões.
Os alemães entraram no Estádio da Luz dispostos a causar dissabores aos encarnados e por pouco não o conseguiram logo aos 2 minutos, com Schurrle a proporcionar a Artur a primeira grande defesa da noite.
Os germânicos não abrandaram e aos 11’, Kiessling atirou ao poste depois de assistência de Castro no coração da área.
O Benfica entrou no jogo muito receoso e os alemães aproveitaram para se apoderar do controlo das operações. Gaitán, num lance de cabeça, sacudiu um pouco a pressão alemã e podia ter dado o golo ao Benfica, mas o Bayer haveria de voltar à carga nos minutos finais da primeira parte.
Aos 37’, numa jogada de insistência, a bola sobrou para Schurrle e foi uma vez mais Artur a evitar o pior, numa defesa de recurso com as pernas.
Apenas dois minutos volvidos e o Leverkusen voltou a assustar, com Kiessling a mostrar pontaria demasiado afinada e a atirar ao “ferro” pela segunda vez.
Os alemães voltaram a entrar melhor para a segunda parte e Kiessling voltou a estar em destaque. Desta vez, o alemão não atirou aos postes, mas o árbitro invalidou o lance por fora de jogo.
Entretanto, quando Jesus já começava a mexer no onze e se adivinhava que Ola John seria um dos candidatos a sair, o holandês fez questão de emergir de uma noite até então pouco conseguida para fazer um golaço. Descaído para a esquerda do ataque, o extremo entrou pela área e meteu a bola na gaveta, sem qualquer hipótese para Leno.
O Benfica marcou, mas o jogo não mudou de rumo. O Bayer continuou insistentemente à procura do golo e já depois de Artur fazer mais duas defesas impressionantes, Schurrle conseguiu finalmente fazer balançar as redes.
O golo germânico deixava tudo em suspense, mas Lima e Matic acabaram com o filme antes que este se tornasse num drama. O brasileiro assistiu o sérvio, que de cabeça fez o 2-1 e resolveu a eliminatória. No lance, nota ainda para o contributo decisivo de Artur, que lançou a bola com régua e esquadro para o ataque.
Com o 2-1, o Bayer quebrou pela primeira vez e o Benfica passou a ter mais posse de bole e a controlar o ritmo do encontro. Salvio falhou o 3-1 num lance de contra-ataque, mas a eliminatória estava já do lado dos encarnados.
Com este triunfo, a que se junta a vitória na Alemanha, o Benfica bateu o Bayer Leverkusen por 3-1 no conjunto das duas mãos e vai agora defrontar o Bordéus nos oitavos de final da Liga Europa.
Comentários