Benfica e Sporting chegaram empatados ao ‘intervalo’ dos oitavos de final da Liga Europa de futebol, estando ambos obrigados a resolver a eliminatória fora de portas, numa primeira mão que deixou várias equipas praticamente apuradas.

Após a igualdade de quarta-feira entre Sporting e Atalanta (1-1), em Alvalade, hoje foi a vez do Benfica desperdiçar a vantagem de jogar em casa e não foi além de um 2-2 com o Rangers, na Luz, numa partida em que esteve a perder por duas vezes.

Roma, Livepool e Marselha, todos com goleadas, já pensam na próxima fase, enquanto o Bayer Leverkusen esteve perto de viver a primeira derrota da temporada, no Azerbaijão, mas acabou por se salvar nos últimos segundos.

No Estádio da Luz, após o pesado desaire com o FC Porto para a I Liga (5-0), o Benfica somou o terceiro jogo seguido sem vencer em todas as provas (duas derrotas e um empate) e teve duas vezes de fugir à desvantagem, perante um Rangers que deixou boa imagem em Lisboa.

Com golos de Lawrence (sete minutos) e Sterling (45+5), os escoceses sonharam com o triunfo na capital portuguesa, mas o Benfica chegou primeiro à igualdade por Di María (45+2), de grande penalidade, e depois por Goldson (67), que atirou para a própria baliza.

Mesmo sem vencer, este resultado deixa o Benfica totalmente dentro da eliminatória, que será decidida em solo britânico, em 14 de março, em Ibrox.

O mesmo destino, embora em solo italiano, terá o Sporting em Bérgamo, depois do 1-1 em Alvalade, num encontro marcado igualmente para 14 de março.

Numa partida histórica para o técnico germânico Jürgen Klopp, o Liverpool foi a Praga golear o Sparta, por 5-1, com um ‘bis’ do uruguaio Darwin Núñez, antigo avançado do Benfica.

O primeiro remate certeiro de Núñez, aos 25 minutos, já depois do argentino Mac Allister ter aberto a contagem aos seis, de grande penalidade, assinalou o golo 1.000 da carreira de Klopp como treinador.

O uruguaio ‘bisou’ ainda na primeira parte, aos 45+4 minutos, com Díaz, ex-FC Porto, aos 53, e Szoboszlai, aos 90+5, a consumarem a goleada.

No regresso de Salah nos ‘reds’ (atuou 16 minutos), após lesão, o Sparta fez o tento de honra com autogolo de Bradley, aos 46 minutos.

Com Rui Patrício e Renato Sanches a assistir do banco de suplentes, a Roma ‘esmagou’ na capital o Brighton, por 4-0, com golos de Lukaku, Dybala, Mancini e Cristante, este último antigo médio do Benfica.

Em França, o mesmo resultado alcançou o Marselha perante o Villarreal (4-0), de Gonçalo Guedes, que foi titular, com destaque para um ‘bis’ do avançado gabonês Aubameyang.

No Azerbaijão, o Qarabag, ‘carrasco’ do Sporting de Braga no ‘play-off, esteve perto de ser a primeira equipa a bater esta temporada o Bayer Leverkusen em todas as provas, construindo mesmo uma vantagem de 2-0 na primeira parte, mas Wirtz, primeiro, e Schick, aos 90+2 minutos (2-2), garantiram o 35.º jogo seguido sem perder da formação de Xabi Alonso.

Em San Siro, Rafael Leão ficou em branco, mas assinou duas assistências no triunfo do AC Milan sobre o Slavia Praga (4-2), resultado que deixa a equipa do avançado internacional português mais tranquila para a segunda mão na República Checa.

Destaque ainda para o triunfo caseiro do Friburgo sobre o West Ham, por 1-0.

LG // AMG