Atlético de Madrid, vencedor de duas das três primeiras edições, Nápoles e Liverpool são os históricos com “pé e meio” fora da Liga Europa em futebol, após os comprometedores resultados a abrir os 16 avos de final.
Os “colchoneros”, mesmo com Falcao, em estreia na presente temporada, caíram por 2-0 na receção ao Rubin Kazan, num embate em que sofreram o segundo tento aos 90+5 minutos, por culpa de tanto quererem chegar ao empate.
O espanhol Orbaiz marcou o golo que deixa a qualificação ao alcance dos russos, que jogavam desde os 45 minutos sem Roman Sharonov, expulso por acumulação de amarelos.
Segunda na Liga espanhola, a formação madrilena, do português Tiago, está, assim, obrigada a marcar pelo menos dois golos na Rússia, quinta-feira, sendo que o Nápoles, segundo em Itália, está ainda em pior situação.
Vencedor da Taça UEFA, em 1988/89, com Diego Armando Maradona, o conjunto transalpino só pode sonhar com os “oitavos” se conseguir três, após o desaire por 3-0 na receção aos checos do Viktoria Plzen.
Por seu lado, o Liverpool perdeu por 2-0 no reduto do Zenit, de Luís Neto, Bruno Alves, Danny, Witsel e Hulk, mas tem a vantagem de agora jogar em Anfield Road, onde precisa da inspiração do uruguaio Luis Suarez, que se “fartou” de falhar golos na Rússia.
Rubin Kazan e Zenit estão, assim, bem lançados para os “oitavos”, tal como o outro representante da Rússia, o “milionário” Anzhi, vencedor por 3-1 na receção aos alemães do Hannover, num embate em que Samuel Eto’o marcou.
Bem lançados rumo à fase seguinte, está também o campeão europeu Chelsea, de Hilário e Paulo Ferreira, que ganhou por 1-0 no reduto do Sparta de Praga, e o Inter de Milão, vencedor por 2-0 na receção aos “lusos” do CFR Cluj.
O jogo “grande” da ronda de quinta-feira poderá acontecer em França, onde o Lyon recebe o Tottenham, do português André Villas-Boas, que chega com um tímido avanço (2-1), selado com dois livres diretos do galês Gareth Bale, provavelmente o melhor jogador da Liga Europa.
Depois do triunfo por 1-0 em Leverkusen, com um golo de classe de Óscar Cardozo, o Benfica também está perto dos “oitavos”, fase em que poderá defrontar o Bordéus, que empatou 1-1 no reduto do Dínamo de Kiev.