O Bayer Leverkusen, campeão alemão e invicto nos 51 jogos que disputou nesta temporada, vai disputar a final da Liga Europa contra a Atalanta, que sonha com o segundo troféu da sua história, esta quarta-feira, em Dublin.

O 'Werkself' ('Onze da fábrica'), campeão alemão desde abril numa temporada incrível em que luta para conquistar mais dois títulos - também está na final da Taça da Alemanha -, fechou a Bundesliga no sábado com nova vitória sobre o Augsburg (3-0) entrando para a história como a primeira equipa a terminar o campeonato alemão sem derrotas.

Esta sequência coloca os 'farmacêuticos' como favoritos para a final. Quatro dias depois, o Bayer jogará a final da Taça da Alemanha contra o Kaiserslautern, da segunda divisão. Liderado pelo técnico espanhol Xabi Alonso, a equipa destaca-se pelo futebol total que deslumbrou a Europa.

"O objetivo era chegar à Liga dos Campeões, mas também jogar um bom futebol e construir uma boa equipa com bons jogadores. Temos a oportunidade de fazer um pouco mais e completar uma temporada histórica", declarou o treinador espanhol.

A Atalanta, sempre surpreendente nos últimos anos, teve mais uma temporada notável. Depois de vencer no sábado, por 2-0, diante do Lecce, a equipa comandada desde 2016 por Gian Piero Gasperini garantiu o quinto lugar na Serie A e, automaticamente, a presença na Liga dos Campeões pela terceira vez em sua história.

"A qualificação para a Liga dos Campeões era o nosso objetivo desde o início do ano. É uma grande conquista, vamos chegar a Dublin com confiança. Temos que recuperar a boa forma física, mas também mental. As nossas últimas dez partidas podem ser consideradas duelos com algo em jogo. E o mais difícil de recuperar é a energia mental", afirmou o treinador italiano.

Mas a era dourada da Atalanta precisa de troféus. Bérgamo voltou a ficar perto da glória na semana passada, ao perder a final da Taça de Itália para a Juventus (1-0). A equipa procura o segundo título da sua história, 61 anos depois do primeiro e único, a própria Taça de Itália de 1963. Na Liga Europa venceu o Sporting CP, Liverpool e Olympique de Marselha, numa campanha de alto nível até à final.

A confiança da equipa alemã está nas alturas. "Dizer que apenas uma destas competições me interessa não seria verdade. A oportunidade é muito grande", disse Xabi Alonso quando questionado sobre que troféu prefere.