O FC Porto espera construir grandes memórias na fase regular da remodelada Liga Europa de futebol, apontou hoje o diretor desportivo do clube da I Liga, o espanhol Andoni Zubizarreta, na reação ao sorteio, no Mónaco.

"Esperamos noites magníficas, grandes jogos e grandes memórias, porque são equipas que defrontámos antes. O Manchester United tem o Dalot e o Casemiro [ambos com passagem pelo FC Porto], jogámos muitas vezes contra a Lazio, o Anderlecht tem muita história… Temos futebol de toda a parte, com diferentes estilos e estruturas. É tão importante o Manchester como o Bodo/Glimt. Apesar de os nomes serem diferentes, o futebol é universal", analisou, citado pelos 'dragões'.

O FC Porto vai receber os ingleses do Manchester United, vencedores da Liga Europa em 2016/17, sob orientação do ex-treinador 'azul e branco' José Mourinho, os gregos do Olympiacos, que conquistaram a Liga Conferência em 2023/24, os dinamarqueses do Midtjylland e os alemães do Hoffenheim.

Fora de casa, os vencedores da Liga Europa em 2010/11 e da antiga Taça UEFA em 2002/03 defrontarão os italianos da Lazio, os israelitas do Maccabi Telavive, os noruegueses do Bodo/Glimt e os belgas do Anderlecht, que venceram a segunda prova continental de clubes em 1982/83, ao baterem o Benfica numa final a duas mãos.

"Podemos dizer que é um sorteio de Liga dos Campeões, com nomes de 'Champions', mais comprido e com mais jogos. Todas as equipas têm de se habituar a isso. É uma novidade para todos e vamos ter de nos adaptar, mas tenho a certeza de que vai ser magnífico para os espetadores", observou Andoni Zubizarreta.

O FC Porto inicia em 25 ou 26 de setembro a 17.ª presença na Liga Europa, que, a exemplo da Liga dos Campeões e da Liga Conferência, adota a partir desta época um novo modelo competitivo, ao substituir a fase de grupos de 32 clubes por um campeonato com 36 emblemas, proporcionando a cada um oito jogos - quatro em casa e quatro fora - com adversários diferentes, exceto a Lia Conferência, cujas equipas terão seis jogos.

Os oito primeiros colocados têm entrada direta nos oitavos de final, tal como os vencedores dos play-offs disputados a duas mãos entre as equipas posicionadas dos nono ao 24.º lugares, enquanto os restantes 12 participantes serão automaticamente eliminados.