Os turcos do Fenerbahçe, treinados pelo português José Mourinho, encaminharam o acesso aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, após vencerem na quinta-feira na receção aos belgas do Anderlecht (3-0), da primeira mão do play-off.

Em Istambul, o sérvio Dusan Tadić (11 minutos), o bósnio Edin Dzeko (42) e o marroquino Youssef En-Nesyri (57) construíram o triunfo dos anfitriões, que tinham terminado a fase de liga na 24.ª posição, última de acesso ao play-off, e levam uma vantagem folgada de três golos para o duelo da segunda mão, em 20 de fevereiro, nos arredores de Bruxelas.

No final do jogo, José Mourinho mostrou-se satisfeito com os seus jogadores mas deixou um aviso: "Jogámos muito bem. Não posso dizer que foi um resultado muito bom, porque ainda temos de avançar. Se chegares a meio com um 3-0, ficas feliz, mas ainda há uma segunda parte, que consiste em 90 minutos. Temos de levar esta situação a sério, eles virão contra nós com tudo o que tiverem. Agora temos de pensar no jogo do Kasimpasa".

Esta foi a quarta vitória seguida, numa série de 10 jogos sem perder. Terá sido o efeito Mourinho?

"Jogámos 10 jogos desde janeiro, temos oito vitórias e dois empates. Isto mostra que a equipa está a evoluir com o esforço. Tudo é difícil e ainda estamos no início das eliminatórias da Liga Europa. Com base na minha experiência, posso dizer que a ronda ainda está a meio. Apesar do 3-0, está a meio e tudo pode acontecer no futebol. O resultado que conseguimos não significa que ganhámos esta ronda, mas a performance da equipa deixa-me feliz. Os jogadores entenderam o que tinham de fazer e estão unidos", analisou.

O treinador português analisou o triunfo diante dos belgas em comparação com os jogos recentes.

"Gosto de ganhar jogos, se possível, sem ter um ataque cardíaco. Se tivesse vencido 7-3, não teria um ataque cardíaco. O que é que a equipa fez de diferente neste jogo? Não cometeu erros. Hoje, demos uma posição ao adversário na primeira parte, depois houve dois períodos longos na segunda parte. Temos de dar créditos aos jogadores porque isto também é produto do trabalho deles. Estou muito feliz com eles", atirou.

José Mourinho, de 62 anos, procura o terceiro êxito na segunda competição europeia de clubes, que já conquistou com o FC Porto, em 2002/03, então no formato de Taça UEFA, e pelos ingleses do Manchester United, em 2016/17, sob a denominação de Liga Europa.