Na antevisão da segunda mão do "play-off" da Liga Europa, Manuel Machado disse que o Dínamo de Minsk não era nenhum "bicho papão" e defendeu que a receção desta quinta-feira aos bielorrussos (19h45) poderá ser o ponto de viragem na eliminatória e na série de três derrotas em outros tantos jogos oficiais. À entrada para a sua terceira temporada consecutiva como treinador dos "alvinegros" o técnico tenta, pela primeira vez, a entrada na fase de grupos da Liga Europa.
A desvantagem de dois golos trazida da Bielorrússia não equivale a uma diferença de qualidade entre as duas equipas, mas sim a uma diferença de ritmo, uma vez que o plantel do Dinamo Minsk já conta com 21 jornadas disputadas no campeonato local. Além disso, a formação do leste europeu já não sofre golos há cinco jogos, uma valia que descreve bem uma turma pragmática, que privilegia o resultado em detrimento da exibição.
No entanto, os candidatos ao título bielorrusso têm conhecimento do valor do Nacional – assente em jogadores como Miguel Rodrigues, Marco Matias, Saleh Gomaa e Mário Rondón - e não pretendem facilitar. Esta será a décima partida disputada no apuramento para a fase de grupos da Liga Europa e poderá resultar na segunda qualificação para essa fase da competição, repetindo um feito alcançado em 2009/10 (terminaram na terceira posição).
Os "nacionalistas" estão na máxima força para uma partida que pode decidir muito de uma temporada, sendo que o encaixe financeiro da passagem à fase de grupos será uma importante alavanca financeira para o clube da Madeira. Segundo o técnico, uma maior "segurança defensiva, organização e disciplina" são os predicados para atingir os objetivos a que o clube se propôs no início da época.
O jovem guardião Kelvin Sousa é a novidade da convocatória, numa lista onde o defesa Nuno Campos e avançado João Camacho ficam de fora. Aly, médio defensivo expulso na primeira volta é baixa importante, mas não determinante. Manuel Machado é um mestre na arte da gestão dos seus jogadores e um motivador nato. Todos podem dizer que é uma tarefa difícil, mas que ninguém diga impossível.
Comentários