A Liga Europa encontra-se atualmente a meio da sua fase inicial. Com quatro jogos realizados e outros tantos pela frente, ainda tudo está por decidir, isto apesar de algumas equipas já estarem muito bem posicionadas para chegar à fase seguinte, seja diretamente, seja através de 'playoff'.

Neste âmbito, o cenário não surge como o mais favorável para as duas equipas portuguesas em prova. FC Porto e SC Braga, ambas com quatro pontos, não tiveram o melhor dos arranques na prova. Espera-se que a segunda metade da fase de liga permita a portistas e bracarenses subirem na tabela para posições mais condizentes com a sua história e reputação nesta competição.

Ponto de situação

Com quatro jornadas realizadas, os italianos da Lazio comandam isolados a tabela com 12 pontos, fruto dos quatro triunfos em outros tantos jogos. A formação transalpina é seguida por um grupo de cinco equipas, todas com dez pontos: Ajax, Galatasaray, Eintracht Frankfurt, Anderlecht e Athletic Bilbao, enquanto que Tottenham e Steaua Bucareste fecham o grupo dos oito primeiros classificados, ambos com nove pontos.

Para encontrarmos as equipas portuguesas temos de baixar um pouco na classificação. Com efeito, o FC Porto ocupa nesta altura o 22º lugar, com quatro pontos, enquanto que o SC Braga é 26º, com os mesmos quatro pontos, mas com um registo de golos marcados e sofridos que o coloca fora da zona de 'playoff'.

Bracarenses e dragões fazem parte de um grupo de cinco equipas, todas com quatro pontos, onde estão ainda o Slavia de Praga, o Elfsborg e a Real Sociedad.

Na zona inferior da tabela estão Twente, Qarabag e Malmo, todos com três pontos; Union St. Gilloise, Rigas e Nice com dois; PAOK e Ludogorets com um ponto; e finalmente Maccabi Tel Aviv e Dinamo de Kiev ainda não somaram qualquer ponto.

FC Porto

Os dragões começaram o trajeto na Liga Europa com uma inesperada derrota na Noruega diante do Bodo/Glimt por 3-2. A equipa lusa começou bem com o golo de Samu logo aos oito minutos, mas permitiu aos escandinavos dar a volta ao resultado, graças aos golos de Kasper Hogh e Jens Hauge, por duas vezes.

Na jornada seguinte o FC Porto recebeu o Manchester United no Dragão. A partida não começou bem, sofrendo os golos de Marcus Rashford e Rasmus Højlund nos primeiros vinte minutos. Todavia, os azuis e brancos reagiram e empataram ainda durante a primeira parte, graças aos golos de Pepê e Samu.

Na segunda parte o avançado espanhol pôs os portistas na frente do marcador; contudo, e com mais um homem em campo, o FC Porto permitiu aos 'red devils' empatarem através de Maguire, já nos descontos.

O primeiro triunfo chegou à terceira ronda. Novamente em casa, os comandados de Vítor Bruno tiveram um jogo mais tranquilo, vencendo por 2-0, graças aos golos de Tiago Djaló e Samu.

À quarta jornada os dragões visitaram a Lazio em Roma. Num jogo muito intenso, os italianos adiantaram-se no marcador por Romagnoli em cima do intervalo. Na segunda parte Eustáquio restabeleceu a igualdade, mas já bem perto do fim, Pedro Rodriguez deu a vitória aos 'laziale'.

Nas quatro jornadas que ainda faltam disputar, o FC Porto joga fora com Anderlecht e Maccabi Tel Aviv, recebendo o Midtjylland e o Olympiakos.

SC Braga

O Sporting de Braga começou a Liga Europa com um triunfo muito suado diante dos israelitas do Maccabi Tel Aviv. Depois de Davida ter colocado a equipa forasteira na liderança, foi preciso esperar pelos minutos finais para vermos os bracarenses darem a volta ao resultado.

Aos 88 minutos Bruma conseguiu o golo do empate, e, quando já nada o fazia prever, os guerreiros chegaram ao golo da vitória, novamente através do extremo português, que converteu uma grande penalidade aos 95 minutos para dar três preciosos pontos aos minhotos.

Contudo, os 'guerreiros' foram do céu ao inferno num curto espaço de tempo já que, na segunda jornada, sofreram uma pesada derrota diante do Olympiakos por 3-0.

Na Grécia, os comandados de Carlos Carvalhal estiveram irreconhecíveis, acabando por perder graças aos golos de Santiago Hezze e Ayoub Kaabi, este por duas vezes.

E quando se esperava uma reação na jornada seguinte, eis que o SC Braga voltou a cair, desta feita aos pés do Bodo/Glimt, que já tinha vencido o FC Porto.

Na pedreira os arsenalistas apanharam-se em desvantagem aos 53 minutos com o golo de Hakon Evjen. Contudo, a equipa soube reagir e chegou ao empate por Niakaté à passagem do minuto 64. Contudo, o central francês passou de herói a vilão já que, no espaço de apenas dois minutos, viu dois amarelos, acabando por ser expulso.

Mesmo com dez, o SC Braga teve oportunidades para marcar, mas acabou por levar um balde de água gelada na última jogada do jogo, graças a um cabeceamento certeiro de Villads Nielsen, que deu o triunfo à formação nórdica.

Depois da Noruega, foi a vez dos bracarenses defrontarem uma formação sueca na quarta ronda. Diante do Elfsborg, e debaixo de muito frio e um nevoeiro cerrado, a equipa portuguesa saiu com uma igualdade a um golo.

Os comandados de Carlos Carvalhal chegaram a estar na frente do marcador, graças a um autogolo de Timothy Ouma aos 67 minutos, contudo os escandinavos conseguiram chegar à igualdade por intermédio de Emil Holten a seis minutos do fim.

Até final da fase de Liga, o SC Braga irá receber o Hoffenheim e os italianos da Lazio, deslocando-se ainda aos redutos da AS Roma e dos belgas do Union Saint-Gilloise.