O Sporting entrou da melhor forma na fase de grupos da Liga Europa em futebol, ao vencer e receber o modesto Qarabag por 2—0, numa primeira jornada marcada pela derrota caseira do Marselha face ao Eintracht Frankfurt.
Em Alvalade, os ‘leões’ venceram por 2-0, com o brasileiro Raphinha nos dois golos, primeiro, aos 54 minutos, a marcar, servido por Nani, e depois, aos 88, a oferecer o segundo ao recém-entrado Jovane, que continua em alta.
Com este triunfo, o conjunto de José Peseiro segue na frente do Grupo E, em igualdade com o Arsenal, que bateu em casa o Vorska Poltava por ‘enganadores’ 4-2, já que liderou por 4-0.
O gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, com dois golos, foi a principal figura dos ‘gunners’, pelos quais também faturaram Danny Welbeck e o alemão Mesut Özil. Sobre o final, Chesnakov e Sharpar apontaram os tentos dos ucranianos.
Nos outros agrupamentos, destaque para o Eintracht Frankfurt, que, na casa do vice-campeão em título Marselha, começou a perder logo aos três minutos, ficou reduzido a 10 aos 59, depois de já ter empatado, e acabou por vencer por 2-1, graças a um tento do ex-benfiquista Luca Jovic, que entrou aos 75 e faturou aos 89.
Os germânicos partilham a liderança do Grupo H com a Lazio, vencedora por 2-1 na receção ao Apollon.
As outras equipas ‘grandes’ não falharam, mas algumas penaram para ganhar, nomeadamente o AC Milan e o Chelsea, que só venceram por 1-0 na casa do Dudelange (golo de Gonzalo Higuaín) e do PAOK Salónica (marcou Willian), respetivamente.
Por seu lado, o Sevilha, vencedor da prova em 2013/14, 2014/15 e 2015/16, recebeu e goleou o Standard Liège por 5-1, com ‘bis’ de Banega e Ben Yedder, enquanto o Bayer Leverkusen ganhou por 3-2 na casa do Ludogorets, depois de estar a perder por 2-0.
Num embate entre dois conjuntos patrocinados pela Red Bull, os alemães do Leipzig recuperaram de uma desvantagem de 0-2 na receção aos austríacos do Salzburgo, mas, aos 89 minutos, os forasteiros chegaram ao 3-2, pelo norueguês Gulbrandsen.
Destaque ainda para os triunfos do Slavia de Praga, face ao Bordéus (1-0), do Trnava, perante o Anderlecht (1-0), e do Dinamo de Zagreb, frente ao Fenerbahçe (4-1), um dos conjuntos que o Benfica afastou para chegar à fase de grupos da ‘Champions’.
Em reduto alheio, conquistaram importantes empates o Astana, na visita ao Dinamo de Kiev (2-2), o Rangers, na casa do Villarreal (2-2), e o Betis, em Atenas, face ao Olympiacos (0-0).
Comentários