Rúben Amorim fez a antevisão do jogo com a Atalanta, esta quarta-feira, a contar para a 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

O técnico do Sporting considera o adversário um dos favoritos a ganhar a prova, mas assume que só pensa na vitória. As baixas, o balanço dos quatro anos do técnico em Alvalade e até o 5-0 do Dragão foram alguns dos temas abordados.

Atalanta

"A primeira coisa que pensámos é que já conhecemos a Atalanta. Isso foi bom. Neste cenário de calendário, estudar a equipa num só dia seria mais complicado. Isso foi logo positivo. Acho que a Atalanta é das equipas candidatas a ir mais longe nesta prova. Eles têm jogos com outra dimensão física. Às vezes estão mais preparadas para ganhar neste tipo de competições, mas as equipas portuguesas também têm capacidades para se adaptar. Eles estão entre os candidatos mais fortes, mas o Sporting quer ganhar.

"Já conhecemos a Atalanta, se tivéssemos de estudar outra equipa em tão pouco tempo seria difícil. Atalanta é uma das favoritas, jogou com o Milan, com Inter, com o Bolonha. Dá-lhes um traquejo diferente. A intensidade é diferente, essas equipas estão mais preparadas para vencer estas competições europeias, mas as equipas portugueses por vezes surpreendem. O Sporting quer ganhar à Atalanta".

"O nosso foco foi mais nos jogos entre as duas equipas. Sabemos que a Atalanta vinha de uma série muito boa antes do Inter, mas o foco esteve mais nos novos jogadores, em conhecer bem as suas características. Utilizámos os últimos jogos deles, não para ver a forma como constroem, mas sim para analisar os novos jogadores que vamos enfrentar neste momento."

Ausências e mexidas. Três lesionados são do top 5 dos mais utilizados

"Quanto ao Pote vamos fazer o máximo para recuperá-lo rápido. Não é uma lesão propriamente dita, depende da parte clínica e da forma como ele se sentirá para jogar.  O Inácio está a fazer a sua recuperação, bem, enquanto o Adán teve aquela 'chatice'. Há jogadores muito influentes e depois têm o azar de ter um ou outro toque. Atalanta? Se quisermos pressionar, depois há a questão dos duelos individuais. O treinador demorou a perceber a construção das rotinas da Atalanta. Agora acho que temos melhor controlo sobre isso. Falar é fácil, mas amanhã veremos".

"O Quaresma é um jogador que vai melhor ao corredor, enquanto o Ousmane é melhor nos duelos quando a bola vem de frente. Há opções. Não disse nada ao Trincão e ao Marcus Edwards para fazerem de Pote, até porque pode jogar lá outro jogador. Não vou estar a dizer quem jogará. Toda a gente sabe bem o que fazer. É esperar que amanhã estejam inspirados. Não podemos perder a bola logo no primeiro toque. Eles são muito fortes no primeiro embate".

Derrota do Benfica no Dragão por 5-0

"Não quero comentar. Simplesmente, dizer que já perdemos 5-0 com o Ajax, com o City.... Sou um treinador com muita sorte porque me foi permitido falhar em toda a linha no ano passado. Sinto-me um sortudo. O resto é problema dos outros".

Melhor Sporting desde que chegou

"Jogadores do Sporting com fome de vingança da Atalanta? "Eles querem ganhar o jogo, querem passar a eliminatória. Este Sporting é a equipa que joga melhor, é mais completa. Se vai ser a melhor, depende dos títulos. Neste momento, desde que cá estou, é a equipa mais completa, é a melhor equipa".

4 anos de Sporting. E o futuro?

"A Liga portuguesa nunca vai ser pequena para mim. O importante é sentir-me valorizado, feliz, e logo se vê o futuro. Não sei o que vai acontecer, mas esta liga e este clube nunca serão pequenos para mim".

Momento mais especial

"É difícil escolher. Até agora foi quando fomos campeões nacionais, duas vezes será ainda mais especial".