O Sporting não conseguiu servir a tão aguardada vingança frente à Atalanta. Com o resultado a fixar-se num empate a um golo... segurado pelos postes das balizas do Estádio José Alvalade.

Alvalade estava a meio gás, com pouco mais de 28 mil nas bancadas devido ao horário imposto pela UEFA, mas foram os sportinguistas os primeiros a fazer a festa, após o golo de Paulinho. Mas, a partir daí a Atalanta segurou no jogo e não foi para além de um empate, mesmo depois de ter atirado três bolas ao poste.

O Jogo:

Sporting e Atalanta, esta temporada, já são velhos conhecidos ao que a jogos de competições europeias diz respeito. Depois de se terem defrontado na fase de grupos da Liga Europa, em que o emblema italiano acabou por levar a melhor em Alvalade, sendo a única equipa que, nesta temporada, conseguiu vencer no reduto dos leões.

Rúben Amorim mexeu em sete jogadores, em comparação ao último encontro do campeonato, com Hjulmand e, o inevitável, Viktor Gyokeres a começar no banco de suplentes, promovendo o regresso de Coates e a estreia de Koba Koindredi como titular. Também a Atalanta mexeu na equipa com Gasperini ao alterar seis elementos.

Com os primeiros minutos do encontro a serem pautados pelo equilíbrio entre as duas equipas, seria uma das apostas do técnico português para o encontro da primeira mão, a inaugurar o marcador da partida aos 17 minutos. Ouvia-se 'Freed from desire' nas bancadas de Alvalade, depois de Paulinho rematar certeiro para a baliza de Juan Musso, após um grande passe de Francisco Trincão.

A Atalanta queria mostrar que ainda estava viva no encontro e, em duas ocasiões, atirou ao poste da baliza de Franco Israel, a primeira por Holm e a segunda após remate de fora da área de Gianluca Scamacca.

As defesas de Franco Israel iam-se acumulando, mas tantas vezes foi o cântaro à fonte... que a Atalanta acabou mesmo por marcar. Após uma descoordenação defensiva do Sporting, Gianluca Scamacca não desperdiçou e gelou as bancadas de Alvalade ao restabelecer a igualdade no marcador.
Antes das equipas recolherem aos balneários a Atalanta voltou a ameaçar e Franco Israel evitou uma possível reviravolta no marcador.

Ao intervalo Rúben Amorim procedeu a uma tripla alteração ao lançar as 'estrelas' habituais Gyokeres, Hjulmand e St. Juste.

Os postes iam protegendo a equipa da casa e, perto dos 60 minutos, Lookman voltou a atirar ao poste depois de um grande trabalho sobre Eduardo Quaresma.

Os postes iam sendo a melhor defesa das duas equipas, uma vez que, perto dos 60 minutos, Lookman voltou a atirar ao poste depois de um grande trabalho sobre Eduardo Quaresma, e, pouco depois, foi a vez de Coates subir às alturas e atirar ao ferro da baliza de Musso.

Até ao final do encontro foi apenas a equipa nerazzurri a criar as maiores oportunidades, sendo que, ainda se gritou golo em Alvalade... mas, em italiano. El Bilal Toure numa jogada de insistência, após defesa de Israel, fez de pontapé de bicicleta aquele que podia ser o golo da reviravolta, mas, o lance seria invalidado por fora de jogo.
Desta forma, a eliminatória segue em aberto para a segunda-mão, em Bérgamo, a realizar-se a 14 de março.

Momento-chave:

O golo de Paulinho, aos 17 minutos, em vez de dar alguma tranquilidade à equipa de Rúben Amorim, acabou por acordar a equipa da Atalanta que a partir daí teve várias hipóteses, inclusive, duas bolas ao poste, ainda na primeira parte do encontro.

O Melhor:

Franco Israel segurou o resultado frente à Atalanta e evitou males maiores. De recordar a defesa perto da meia hora de jogo que evitou que De Roon fizesse o primeiro da Atalanta e, já perto do intervalo tirou o golo da reviravolta aos nerazzurri. Israel foi mesmo a melhor defesa que o Sporting podia ter tido na baliza, a par, claro, dos postes.

O Pior:

Eduardo Quaresma passou um bocado ao lado do jogo e, acabou por colocar a equipa em 'xeque' no lance que deu o golo à Atalanta com um passe que obrigou à saída da baliza do guardião verde e branco. Também, na segunda parte, Lookman 'fez o que quis' de Quaresma com um lance individual que podia ter dado o segundo golo dos italianos não fosse, claro, o poste, mais uma vez.

Reações:

Amorim admite falta de energia, Paulinho sublinha que a eliminatória está em aberto

Gian Piero Gasperini: "Saímos com uma possibilidade de qualificação"