Um Sporting de cara renovada em Gent não conseguiu evitar um susto durante grande parte do primeiro tempo. Ao contrário do que sucedeu em Lille, na primeira jornada da Liga Europa, os leões estiveram longe do seu melhor nível.
As sete mudanças operadas por Paulo Sérgio em relação ao onze que venceu a União de Leiria no último jogo tiveram um preço muito alto, sendo visíveis algumas falhas no entendimento entre os jogadores. O ataque – onde os leões brilham na Liga Europa, com o melhor registo (12 golos) à entrada para esta jornada – foi o sector mais afectado, com Saleiro e Yannick a nem sempre combinarem bem.
O Sporting ainda entrou bem e o jovem ponta-de-lança podia ter marcado logo aos 4’, mas permitiu a defesa a Jorgacevic. Por outro lado, o Gent não perdoou na primeira investida à área de Hildebrand.
Aos 7’, Abel comete grande penalidade ao agarrar um adversário e Smoulders mostrou-se eficaz na conversão do castigo. Um balde de água fria para a equipa leonina e que mudou o rumo do jogo, com o nervosismo a instalar-se na equipa de Paulo Sérgio.
Cinco minutos volvidos, o lateral redimiu-se e cortou um remate que tinha a baliza do Sporting como destino. Era o espelho do desnorte leonino nesta fase, com os belgas, que tão má imagem haviam deixado em Lisboa, com a goleada de 5-1 sofrida sem apelo nem agravo, a ganharem motivação e empurrados por um público entusiasta no Jules Ottenstadion.
Os jogadores do Sporting começaram a acertar as marcações com a passagem do tempo e aos 22’ Nuno André Coelho volta a lançar um aviso, com um cabeceamento na pequena área por cima, na sequência de um canto.
O Gent começou a recuar no terreno e aos 38 chegou o empate do Sporting. Um belo cruzamento do estreante Cédric – um dos melhores na primeira parte – encontra a cabeça de Saleiro, que assina um golo de belo efeito.
O empate abre boas perspectivas para a segunda parte, onde o Sorting terá de marcar pelo menos mais um golo e assim vencer e carimbar o passaporte para os 16-avos-de-final da Liga Europa. Sem mais adiamentos, como o que se verificou na primeira parte.
Comentários