O Mónaco, segundo classificado, acabou hoje derrotado em Lyon (3-2), confirmando assim o tricampeonato do Paris Saint-Germain, que conta com quatro jogadores portugueses, a três jornadas do fim da Liga francesa de futebol.

Na 31.ª ronda, após o empate de sábado com o Le Havre (3-3), só a vitória do Mónaco poderia adiar por mais uma semana a festa dos parisienses, mas o Lyon acabou por confirmar o título do PSG, com Gonçalo Ramos, na sua época de estreia no clube, a juntar-se a Danilo, Nuno Mendes e Vitinha como campeão gaulês.

É o 12.º campeonato da história do Paris Saint-Germain, e o 50.º troféu do clube, numa época em que ainda pode conquistar a Taça de França, bem como a Liga dos Campeões, algo que nunca alcançou.

Por seu lado, o Mónaco terá agora que confirmar a ‘Champions’ para a próxima época, numa luta com Brest, Lille, de Paulo Fonseca, e também Nice, enquanto o Lyon, que chegou durante a época a ocupar o último lugar, pode ainda chegar à Europa.

Foi a primeira derrota do Mónaco em nove jogos, equipa que vinha de quatro vitorias seguidas.

Ben Yedder ainda bateu por duas vezes o guarda-redes português Anthony Lopes, que foi titular no Lyon, no primeiro minuto e aos 60, mas a equipa da casa chegou ao triunfo através de Lacazette (22), Benrahma (26) e Fofana (84).

Já com o PSG confirmado no primeiro lugar, o Mónaco arranca para a reta final da ‘Ligue 1’ no segundo posto com 58 pontos, à frente de Brest (terceiro, com 56), Lille (quarto, com 55) e Nice, algo mais afastado (quinto, com 51).

O Lyon é sétimo, com 44 pontos, a dois do Lens, sexto com menos um jogo, lugar que dá acesso à Liga Conferência Europa.