Portugal continua interessado em organizar um Campeonato do Mundo feminino de Futebol. No dia em que a FIFA anunciou ter recebido apenas uma candidatura para sediar a prova em 2035, a FPF emitiu uma nova dando conta da vontade em também organizar a prova num futuro próximo.

Na nota, a FPF destaca que está "em conversações" para uma organização conjunta com Espanha e Marrocos, os organizadores do Mundial masculino em 2030.

"Com base na política de aposta no investimento do desenvolvimento do Futebol Feminino, um dos grandes objetivos do Plano Programático desta Direção, a Federação Portuguesa de Futebol informa que está em conversações com a Real Federação Espanhola de Futebol e a Federação Real Marroquina de Futebol com vista à coorganização de um Campeonato do Mundo de Futebol Feminino. A Federação Portuguesa de Futebol e as suas duas congéneres apontam para uma candidatura conjunta à organização do Mundial marcado para 2039", anuncia a FPF.

Portugal devia avançar com uma candidatura, juntamente com Marrocos e Espanha, para a organização do Mundial feminino de futebol de 2031, mas um erro da FPF acabou por deitar abaixo o plano. De acordo com a edição de quarta-feira do jornal britânico 'The Times', a FPF terá formalizado essa vontade de organizar o evento à FIFA, juntamente com a Espanha, acabando por se 'esquecer' de mencionar Marrocos, dando assim aso à confusão.

A juntar a este episódio está ainda o facto do prazo de declaração de interesse ter acabado na última segunda-feira.

Mundial2031 nos EUA, e de 2035 no Reino Unido

O Campeonato do Mundo feminino de futebol de 2031 deverá realizar-se nos Estados Unidos e o de 2035 no Reino Unido, uma vez que são as duas únicas candidaturas, confirmou hoje o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Terminado o prazo para a receção das propostas, a FIFA recebeu apenas uma "candidatura para 2031 e um ficheiro válido para 2035", explicou Gianni Infantino, antecipando a mais que provável escolha dos anfitriões para as duas edições.

Quatro anos depois do programado Mundial de 2027 no Brasil, os Estados Unidos deverão, assim, receber uma terceira edição da maior competição de futebol feminino, depois das que organizou em 1999 e 2003.

Nesta ocasião, a FIFA pretende aumentar o número de seleções participantes de 32 (desde 2023) para 48, como a expansão prevista para 2026 do torneio masculino, anunciou Gianni Infantino.

A única "candidatura válida" para 2035 vem "da Europa, das nações de origem" do futebol, segundo Gianni Infantino, nomeadamente das Ilhas Britânicas, ou seja, as federações de Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

Os Mundiais masculinos de 2030 e 2034 já tinham sido 'pré-atribuídos' da mesma forma a duas únicas candidaturas em disputa: uma aliança Espanha-Marrocos-Portugal com três jogos na América do Sul, para 2030, e Arábia Saudita, para 2034.