Um penálti não concretizado aos 53 minutos e um penalti marcado na baliza de Rui Patrício aos 90+3, foram estes dos dois momentos que ditaram o futuro da seleção das quinas no Mundial.
O empate a uma bola frente ao Irão de Carlos Queiroz empurrou a seleção nacional para o segundo lugar do Grupo B e para um encontro com o Uruguai no dia 30. Mas, e a partir daí?
O Uruguai é a única equipa que não perdeu nem sofreu golos na fase de grupos da competição. Coates e Maxi Pereira, dois nomes conhecidos dos portugueses, dois nomes que vão estar a dar tudo por tudo para atirar Portugal para fora da Rússia.
Caso a seleção de Fernando Santos vença, passa para os quartos-de-final, aí tem duas hipóteses: enfrentar a Argentina de Lionel Messi ou a França de Antoine Griezmann. Estas duas equipas defrontam-se no sábado às 15h e o vencedor vai encontrar mais tarde o vencedor do jogo de Portugal.
Se os portugueses derrotarem o Uruguai e também o adversário dos quartos-de-final, passam às meias-finais onde podem encontrar mais um velho conhecido - o Brasil. Além da canarinha, outro dos possíveis adversários seria o México, sendo que as outras duas equipas dos oitavos ainda não estão definidas (o primeiro lugar do Grupo G e o segundo lugar do grupo H).
Mais uma 'voltinha' e mais outra… e mais outra
Além dos adversários que prometem ser difíceis e fazer a vida negra aos 23 portugueses da seleção, a equipa das quinas tem ainda outro fator contra si: as viagens.
A Seleção nacional está concentrada em Kratovo - a 60 km de Moscovo. Para jogar os oitavos-de-final, a equipa de Fernando Santos vai ter de viajar para Sochi, depois disso os quartos-de-final serão em Nizhny Novgorod e as meias-finais em São Petersburgo. Já a final é em Moscovo.
Se Portugal chegar à final, vai fazer 4790 km em deslocações entre estádios. Algo que seria reduzido quase para metade se tivesse agarrado o primeiro lugar do Grupo B. Portanto, a Espanha fará um total de 2720 km, de Moscovo para Sochi para jogar os quartos-de-final, caso passe, visto que todos os outros jogos são em Moscovo.
Comentários