A ausência do médio sportinguista João Moutinho é o único reparo que Domingos Paciência faz à convocatória do seleccionador português, Carlos Queiroz, para o Campeonato do Mundo de futebol de 2010, na África do Sul.

“A convocatória do Carlos Queiroz é a minha e esta é a minha selecção”, começou por frisar o treinador do Sporting de Braga à agência Lusa.

“Sei das dificuldades de um seleccionador para escolher, em virtude, por exemplo, de haver jogadores que foram importantes na fase de qualificação e que estão com algumas dificuldades físicas, pelo que aceito plenamente esta convocatória”, continuou.

No entanto, para o treinador que alcançou para os “arsenalistas” um inédito segundo lugar no campeonato, “há outros jogadores que podiam ter tido o prémio de chegar à fase final do Mundial: estou a lembrar-me do João Moutinho, porque é um jogador de que eu gosto particularmente”, disse.

“Mas, mais do que ninguém, Carlos Queiroz quer ganhar e vai querer dar muitas alegrias ao povo português. Se escolheu estes é porque tem o seu sistema e a sua forma de jogar”, considerou.

O médio do Sporting acabou por ser integrado numa lista posterior de mais seis jogadores, mas não estava presente nos 24 iniciais (sendo que só podem ir 23 a África do Sul) anunciados publicamente na segunda-feira.

Sobre as possibilidades de selecção nacional, o antigo ponta de lança internacional português disse que “é importante começar bem”.

“Se a equipa conseguir passar uma imagem de grande força e de muita qualidade, acho que Portugal poderá chegar longe”, frisou.