Portugal irá defrontar a Alemanha, EUA e Gana, no Grupo G do Mundial2014. Das outras três seleções do Grupo, apenas o Gana nunca defrontou a equipa das quinas.
O Gana tem sido uma das mais estáveis das seleções africanas, com resultados positivos nos últimos torneios mundiais. No Mundial2010 foi a seleção africana que mais progrediu, tendo chegado aos quartos-de-final onde foi eliminado pelo Uruguai nas grandes penalidades, depois de falhar um penálti no último minuto de jogo que daria a vitória e o apuramento para as semifinais.
Para chegar ao Brasil, o Gana travou uma dura batalha com a Zâmbia na fase de grupos do apuramento africano. Os Black Stars, nome pelo qual é conhecido a seleção ganesa, terminaram o grupo D com 15 pontos em seis jogos, frutos de cinco vitórias e uma derrota, exatamente frente a Zâmbia, que terminou com menos quatro pontos.
No play-off os Christian Atsu e companhia não deram hipóteses e humilharam m Egito na 1.ª volta em Accra, vencendo por 6-1, com Atsu a apontar um dos golos. Na segunda mão perderam 2-1 no Cairo.
Quatro vezes campeão africano (1963, 1965, 1978, 1982), o Gana é atualmente a 24.ª melhor seleção do Mundo e a segunda melhor do continente africano, apenas superado pela Costa do Marfim. Apesar de ser uma seleção com provas dadas no futebol jovem a nível de seleções em Mundiais de Sub-17 e Mundiais Sub-20, o Gana só conseguiu qualificar-se para um Mundial em 2006. Este será o seu terceiro Mundial.
Apesar de Asamoah Gyan e Michael Essien serem os nomes mais conhecidos, há outros jogadores a destacar, como Kevin-Prince Boateng do Schalke04 que está de volta à seleção, Kwadwo Asamoah da Juventus, Anthony Annan do Schalke04, os irmãos Ayew do Marselha (Jordan e André) e Sulley Muntari do Milan
Quis o destino que este gruo proporcionasse um duelo entre irmãos, representando países diferentes. Gerome Boateng da Alemanha e Kevin-Prince Boateng do Gana são irmãos mas cuja relação não é a melhor. Kevin-Prince não perdoa Gerome por este ter optado pela Alemanha em fez do Gana, terra natal do pai dos dois atletas. A mãe é alemã. Gerome e Kevin-Prince não se falam, portanto, será interessante como os dois se comportarão, quando entrarem em campo para defender seleções diferentes.
No último CAN, o Gana foi afastado das meias-finais pelo Burquina Faso, depois de deixar pelo caminho a seleção de Cabo Verde nos quartos-de-final.
O jogo entre o Gana e Portugal, da 3.ª jornada do Grupo G, está marcado para o dia 26 de junho em Brasília.
Comentários