Até agora, a participação da seleção nacional no Mundial da Rússia já rendeu 11,6 milhões de euros aos cofres da FPF e o lucro pode subir ainda mais se Portugal eliminar o Uruguai nos oitavos-de-final este sábado.

Segundo ‘A Bola’, pela qualificação para o Mundial, a FPF recebeu 6,9 milhões de euros, aos quais se juntaram 3,4 milhões de euros pela passagem aos oitavos-de-final e 1,3 milhões de euros por despesas gerais. Se a seleção chegar aos quartos-de-final, a Federação vai receber mais 3,4 milhões de euros. Contas feitas, até agora o encaixe foi de 11,6 milhões de euros, mas pode chegar a 15 milhões já no próximo sábado.

Estes valores aparecem depois da FIFA ter aumentado as compensações do Campeonato do Mundo para montantes nunca antes vistos. No total, a FIFA vai desembolsar cerca de 350 milhões de euros pelo Mundial: prémios de performance desportiva, compensação aos clubes e pagamentos por lesões dos jogadores (sendo que os últimos dois parâmetros ainda não podem ser calculados).

Mas se até agora os valores recebidos são bastante elevados, a partir das meias-finais aumentam ainda mais. O terceiro classificado do Mundial recebe ao todo 20,6 milhões de euros contra 18,8 milhões de euros para o quarto lugar. Já o vencedor do Mundial recebe um total de 32,5 milhões de euros enquanto o segundo classificado recebe 28 milhões de euros.