Gerson Emiliano dos Santos, árbitro-assistente internacional angolano seleccionado para o Campeonato do Mundo de Futebol "Rússia2018", está com dificuldades de adquirir divisas, para seguir viagem.

Segundo o próprio, recebido terça-feira pela vice-governadora da Huíla para o sector social, político e económico, Maria João Chipalavela, onde foi homenageado, a política cambial dos bancos comerciais é a principal dificuldade.

O árbitro tem viagem marcada para o dia 2 de Junho e deve apresentar-se no dia seguinte (3 de Junho). Explicou que contactou os bancos e entidades, mas aguarda uma resposta.

“A maior dificuldade está na política existente em alguns bancos, já tenho o cartão BAI activado, estou a aguardar a resposta do BFA, que tem alguma política na aquisição das divisas, uma vez que o Lubango não pode decidir. Penso que o documento está a nível de Luanda. Estou à espera que seja autorizado para que as divisas estejam disponíveis”, explicou.

“Acredito na boa-fé dos dirigentes nacionais, da direcção do BFA, penso que só falta esse documento que posso considerar simples, mas é impossível tê-lo aqui, porque o bilhete foi comprado fora do país. mas tenho todo o processo preparado e penso que poderão abrir uma excepção para a aquisição”, acrescentou.

Contactados pela Angop, os bancos citados remeteram a abordagem do assunto às direcções de Comunicação e marketing, em Luanda, mas uma fonte no BFA, afirmou que os processos de carregamento de cartões Visa, embora deem entrada localmente, quem dá provimento é a direcção central, também em Luanda.

Salientou que a sua indicação é sinónimo de dever cumprido e os angolanos podem esperar um “bom trabalho” para realizar bons jogos, no sentido de poder ser nomeado de jogo após jogo.

Disse que fisicamente está pronto para dar resposta às partidas do mundial; teve dois testes em Março e Abril, agora prepara-se para outro teste quando chegar ao local. “Acredito que estarei preparado, não só física, mas psicologicamente para a competição”, disse.

Enalteceu a recepção “carinhosa” que teve dos membros do governo, constituindo um apoio que o motiva a levar a imagem do Lubango, da província e de Angola em geral além-fronteiras, mostrando não só o lado desportivo, mas o cultural e outros aspectos do país.

Gerson Emiliano dos Santos é um árbitro huilano e professor de Matemática, contando actualmente com 35 anos de idade, casado e pai de duas filhas.

Pela FIFA, Gerson Emiliano começou a sua carreira como assistente internacional em 2014, nos jogos olímpicos da juventude, em Nanjing, China, tendo-se seguido o Mundial de Sub-17, em 2015, no Chile, Mundial de Clubes no Japão em 2016 e Mundial de sub-20, em 2017, na Coreia do Sul. Também já cumpriu dezenas de missões pela CAF, como o CAN2013 na África do Sul e outros compromissos de clubes.