Com apenas duas internacionalizações AA, Daniel Fernandes é um dos três guarda-redes portugueses que estará presente no Mundial2010, na África do Sul, mas, dificilmente, "roubará" a titularidade a Eduardo, surgindo mesmo como teórico terceiro guardião, atrás de Beto.


Nascido no Canadá, Daniel Fernandes não chegou a jogar nas competições profissionais em Portugal, apesar de ter sido contratado pelo FC Porto, ainda com idade de júnior, mas não passou da equipa B dos "azuis e brancos".


O "enorme" guarda-redes, de 1,93 metros, foi contratado pelo Celta de Vigo, mas voltou a ser relegado para a equipa B, antes de ser emprestado aos alemães do Jahn Regensburg, em 2003/2004.


Sem convencer os responsáveis do Celta de Vigo, Daniel Fernandes foi dispensado do clube espanhol, tendo assinado pelo PAOK, depois de ter cumprido um período de testes.


Uma troca de treinadores no clube grego abriu-lhe as portas da titularidade do PAOK, que representou durante quatro temporadas, antes de se transferir para o Bochum.


Esta época, com apenas um jogo disputado ao serviço dos alemães, Daniel Fernandes regressou à Grécia, tendo sido emprestado ao Iraklis, falhando apenas os dois últimos encontros da temporada.


Apesar de ter sido internacional sub-20 pelo Canadá, Daniel Fernandes acabou por escolher a nacionalidade portuguesa, representando a selecção de sub-21, antes de ser chamado por Luiz Felipe Scolari à equipa principal.


Com muitas dificuldades na língua portuguesa, Daniel Fernandes estreou-se na "equipa das quinas" a 05 de Junho de 2007, num particular frente ao Kuwait, sofrendo o golo do empate (1-1).


Apenas a 11 de Fevereiro de 2009, voltou a vestir a camisola lusa, voltando a ser suplente utilizado num particular, desta feita com a Finlândia (1-0).


Na fase de qualificação para o Mundial2010, Daniel Fernandes foi quatro vezes chamado por Carlos Queiroz, mas nunca foi utilizado.


Nome: DANIEL Márcio FERNANDES.


Data de Nascimento: 21 de Setembro de 1983 (26 anos).


Naturalidade: East Vancouver (Canadá).

Clube: Iraklis (Grécia).

Passado no mundial (jogos): Nenhum.


Posição: Guarda-redes.

Percurso: FC Porto B (2001/02), Celta de Vigo B (2002/03), Jahn Regensburg (emprestado 2003/04), PAOK (2004-2008), Bochum (2008-2010) e Iraklis (emprestado 2009/2010).

Internacionalizações/golos: 2/-1.