O guarda-redes de 26 anos apenas "apareceu" em 2008 quando o seleccionador quis analisar mais de perto o seu trabalho, depois de uma época de destaque ao serviço do Vitória de Setúbal, que lhe valeu o regresso ao Sporting de Braga, no qual iniciou a carreira.
Intercalando com Daniel Fernandes na retaguarda a Quim - após a era Luiz Felipe Scolari, Ricardo não mais defendeu as cores da selecção -, Eduardo teve a sua oportunidade depois da penalizadora goleada 6-2 de Portugal no particular com o Brasil, a 20 de Novembro de 2008.
Na primeira oportunidade, Queiroz confiou em Eduardo para a baliza e a estreia decorreu a 11 de Fevereiro no Algarve, no particular com a Finlândia, sendo titular, substituído aos 61 minutos por Daniel Fernandes.
"Estou feliz pela primeira internacionalização. Cumpri um sonho e agora espero continuar. É algo que já procurava há muito tempo. Vou trabalhar da mesma maneira para continuar a merecer a confiança do seleccionador", disse Eduardo, sem saber, ainda, que tinha chegado o seu momento.
Quim não voltou a ser chamado para a selecção e Eduardo fez o primeiro jogo oficial a 28 de Março, no Estádio do Dragão, no empate 0-0 na corrida ao Mundial2010.
A partir daí, o transmontano (nasceu em Mirandela) Eduardo dos Reis Carvalho não mais deixou a baliza de Portugal, com Carlos Queiroz a insistir na sua titularidade, mesmo quando alguns críticos defendem que o guarda-redes não está ao nível do restante "onze".
Depois de cinco anos na equipa B do Sporting de Braga, Eduardo foi emprestado, em anos sucessivos, ao Beira-Mar e Vitória de Setúbal, tendo regressão a "casa" com a chegada de Jorge Jesus ao clube.
Eduardo, que defendeu três pénaltis que garantiram ao Setúbal o triunfo na primeira Taça da Liga, frente ao Sporting, foi determinante na melhor época de sempre do Sporting de Braga, concluída com o segundo lugar - a esperança do título só acabou na ultima jornada.
Nome: EDUARDO dos Reis Carvalho.
Data de Nascimento: 19 Setembro de 1982.
Naturalidade: Mirandela.
Clube: Sporting de Braga.
Posição: Guarda redes.
Percurso: Sporting de Braga B (2001-2006), Beira-Mar (empréstimo 2006-2007), Vitória de Setúbal (empréstimo 2007-2008) e Sporting de Braga (desde 2008).
Internacionalizações/golos: 12/-2.
Passado no mundial (jogos): Nenhum.
Títulos mais importantes: Taça da Liga (2008).
Comentários