A seleção portuguesa estreou-se da pior maneira no Mundial2014 de futebol, ao ser goleada (4-0) pela Alemanha, na segunda-feira, num dia marcado ainda pelo primeiro empate, e logo sem golos, no torneio brasileiro.
Em Salvador, Portugal foi completamente dominado por uma seleção germânica que justificou a sua candidatura ao título, num encontro em que o conjunto de Paulo Bento, além da copiosa derrota, ficou ainda sem Pepe, expulso aos 37 minutos, e sem Hugo Almeida e Fábio Coentrão, que sairam com lesões musculares e que podem ter dito adeus ao Mundial.
Um golo de Thomas Müller, aos 12 minutos, na conversão de uma grande penalidade, colocou desde muito cedo a equipa alemã na frente, formação que ampliou a vantagem aos 32, por Mats Hummels, cinco minutos antes de o defesa-central Pepe ser expulso por agressão a Müller.
O mesmo Müller, em cima do intervalo e aos 78 minutos, fez os restantes dois tentos da sua equipa, anotando assim o primeiro "hat-trick" do campeonato.
No outro encontro deste grupo G, os Estados Unidos derrotaram o Gana por 2-1, num encontro em que estiveram desde muito cedo em vantagem, permitiram o empate aos ganeses já perto do final, mas ainda tiveram forças para recolocar-se em vantagem.
A partida ficou desde logo marcada pelo primeiro golo dos Estados Unidos, anotado por Clint Dempsey logo aos 32 segundos, o mais rápido do presente Mundial, mas ainda longe do mais rápido de sempre, apontado pelo turco Hakan Sukur diante da Coreia do Sul no Mundial de 2002, quando decorriam apenas 11 segundos de uma partida ganha pela Turquia por 3-1 e que lhe conferiu o terceiro lugar na prova.
A vantagem madrugadora na partida acabou por ser prejudicial aos norte-americanos, que foram recuando no terreno com o passar dos minutos, permitindo o adiantamento ganês, mas a formação africana apenas aos 82 minutos conseguiu transformar em golo o seu ascendente, através de um tento de Andre Ayew.
Numa altura em que parecia que o resultado final estava feito, os norte-americanos ainda tiveram forças para forçar a vitória, chegando ao golo aos 86 minutos, através de um cabeceamento de John Brooks, na sequência de um pontapé de canto.
No outro encontro de segunda-feira, e que fechou o grupo E, o Irão, comandado pelo português Carlos Queiroz, e a Nigéria empataram 0-0, na que constituiu a primeira partida sem qualquer golo na prova e no primeiro empate.
Este jogo constitui-se como uma exceção num torneio marcado pelos muitos golos, tendo sido registados até ao momento 44 tentos em 14 partidas, à média de 3,14 por encontro.
Comentários