Um adepto do Swansea City foi hoje detido durante o encontro entre a equipa galesa e o Norwich, do campeonato inglês de futebol, por alegadamente ter efetuado um gesto racista para o defesa dos “canaries”, o camaronês Sebastien Bassong.

No Estádio Liberty, o jogador africano terá sido vítima desse gesto racista quando festejava com os seus colegas de equipa o quarto golo do Norwich, que venceu a partida da 16.ª jornada por 4-3.

Na altura, Bassong alertou prontamente o árbitro da partida, Howard Webb, que comunicou aos responsáveis da segurança do recinto o que tinha decorrido com o defesa camaronês.

«Em apenas 10 minutos, os ‘stewards’ tiveram acesso às imagens televisivas e identificaram a alegado responsável pelo gesto, que foi logo detido no local por ofensa pública grave», explicou o Swansea, em comunicado.

O clube galês acrescentou que o assunto agora está nas mãos da polícia, mas que mesmo assim o Swansea «fará tudo para que incidentes como este não se repitam».

«Abominamos o racismo e temos trabalhado arduamente nos últimos anos para fazer deste clube um clube de família», garantiu o Swansea.