O mundo futebolístico reúne pessoas de todo o planeta, com diferenças culturais e histórias de vida completamente alternativas. Micky Van de Ven, defesa central do Tottenham, é um fantástico exemplo disso, uma vez que o seu pai foi agente infiltrado e lidou com alguns dos maiores criminosos dos Países Baixos.

O neerlandês revelou um pouco do que foi crescer neste ambiente e explicou como era o dia a dia do seu pai. “Eu não sabia tudo o que ele fazia porque era muito perigoso. Para mim, ele é apenas o meu pai, por isso vejo-o de forma normal. Eu era bastante jovem, mas sim, ele era um agente infiltrado, trabalhava nos maiores criminosos dos Países Baixos. Não posso dizer demasiado, como é óbvio, mas ele fazia o seu trabalho com outros agentes, estava instalado num sítio qualquer e estava sempre ali, todos os dias. Voltava tarde e sempre em carros diferentes”, recordou, em entrevista ao jornal Daily Mail.

Além de todas as histórias mirabolantes que esta condição lhe terá proporcionado, Van de Ven aprendeu também a lidar com a imensa pressão a que os futebolistas estão sujeitos. As técnicas que aprendeu ajudaram-no imenso ao longo da sua jovem carreira (ainda tem 22 anos), especialmente quando foi confrontado com os estádios cheios e o ambiente escaldante da Bundesliga, em representação do Wolfsburgo.

“Nas primeiras vezes, quando és jovem e jogas em grandes estádios, ficas nervoso. Ele sempre me ensinou a aceitar apenas o caos. Quando fui para a Bundesliga, isso realmente ajudou-me. Ele dizia sempre coisas do tipo: ‘Desfruta do que vês no aquecimento, das pessoas à tua volta e do ambiente do estádio’. Dizia-me para aceitar tudo o que estava a acontecer, porque sabia que ia acontecer de qualquer maneira e que não podia fazer nada acerca disso. E era nesses momentos que pensava: ‘Ok. Eu sei que vai ser um caos, sei que vai ser estranho para algumas pessoas, mas faz apenas o teu trabalho e vai correr bem’”, explicou.

O internacional pelos Países Baixos fez formação no Volendam e chegou ao Wolfsburgo em 2021. As grandes exibições e a incrível velocidade chamaram a atenção do Tottenham, que o contratou este verão por 45 milhões de euros. Em 2023/24, Van de Ven soma 21 jogos e um golo pelos 'Spurs'.