Orkun Kokçu vai mesmo deixar o Benfica e ingressar no Besiktas. Os dois clubes trataram da transferência, esta quinta-feira, após a viagem do presidente das Águias Negras, Serdal Adali, à Lisboa.

Escreve Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferências, que o médio de 24 anos será emprestado ao Besiktas por uma época, ficando o clube turco com opção obrigatória de compra do passe, no valor de 25 milhões de euros fixos, e mais cinco milhões em variáveis facilmente concretizáveis.

Assim, o Benfica recebe os 30 milhões de euros que sempre pediu pelo internacional turco.

Bruno Lage resolve assim um problema, depois da discussão feia com o treinador entre ambos no banco de suplentes durante o Mundial de Clubes aquando do jogo com o Auckland City. Apesar de Kokçu ter tentado minimizar a situação, ficou claro que o ambiente entre os dois não era o ideal.

O médio foi de férias para os Países Baixos e, de acordo com a imprensa turca e também nacional, avisou o Benfica que não iria regressar à Luz.

A venda permite ao Benfica recuperar parte dos 30 milhões de euros investidos no seu passe há duas épocas, quando a SAD encarnada pagou 25 ME ao Feyenoord, pelo passe mais cinco milhões em variáveis concretizáveis em cinco anos.

Na altura em que oficializou o negócio, o clube da Luz informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que o Feyenoord teria "direito a receber uma percentagem do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência do referido jogador, dependendo essa percentagem do valor pela qual essa futura transferência venha a ser realizada". Resta saber qual a percentagem.

Kokçu tinha-se tornado no primeiro jogador turco da história do Benfica, e também na contratação mais cara de sempre das 'águias', superando a do uruguaio Darwin Núñez, atualmente ao serviço do Liverpool e que em 2020 trocou os espanhóis do Almería pelos 'encarnados' por 24 milhões de euros.

Do ponto de vista desportivo, é uma perda enorme: em duas épocas no Benfica, Kokçu fez 78 jogos, marcou 19 golos e fez 22 assistências em jogos oficiais.