Rodrigo Bentancur foi castigado com sete jogos de suspensão e uma multa no valor de 119,7 mil euros, devido a piada racista, segundo o comunicado da Federação Inglesa de Futebol (FA).
O organismo anunciou, esta segunda-feira, num comunicado divulgado através das plataformas oficias que o jogador "agiu de maneira imprópria e/ou usou palavras abusivas e/ou ofensivas e/ou colocou a modalidade em descrédito".
A investigação começou depois de uma entrevista concedida pelo jogador do Tottenham ao programa de televisão 'Por la Camiseta'. Bentancur foi questionado sobre se conseguiria obter uma camisola do seu colega de equipa Son Heung-min, ao que respondeu: "Do Sonny? Ou de um primo? Eles são todos iguais".
Perante a polémica, mais tarde, o médio uruguaio recorreu às redes sociais para pedir desculpa, admitindo ter sido uma piada de mau gosto e que nunca teve a intenção de desrespeitar o companheiro de equipa, o que Son compreendeu.
“Somos irmãos e nada muda isso. Já passou, estamos unidos e vamos estar juntos na pré-época para lutarmos pelo nosso clube, como um só”, disse então o avançado sul-coreano.
A punição, que a FA justifica ao abrigo dos regulamentos disciplinares, em referência à nacionalidade, raça ou etnia, ainda é passível de recurso, numa decisão que obriga o uruguaio a frenquentar um programa de educação.
Por essa razão, Rodrigo Bentancur vai estar fora das opções do treinador dos spurs nos próximos duelos, alguns deles importantes, frente ao Manchester City, Fulham, Bournemouth, Chelsea, Southampton, Liverpool e Manchester United.
Esta temporada, o jogador esteve presente em 15 jogos e fez um golo e uma assistência pelo clube inglês.
Comentários