O Sporting e o Vitória de Guimarães empataram a um golo no Estádio José Alvalade, em encontro da 24.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, repetindo a igualdade da primeira volta, no Minho. Os ‘leões’ adiantaram-se no marcador aos 35 minutos, pelo argentino Alan Ruiz, mas, na segunda parte, aos 76, o maliano Marega restabeleceu a igualdade, apontando o seu primeiro golo desde 30 de outubro.
Com Ricardo Esgaio no lado esquerdo da defesa leonina, o Vitória de Guimarães tentou desde o início do jogo procurar a ruptura através do seu flanco direito. No entanto, a aposta de Jorge Jesus deu frutos ao fazer o cruzamento para Bas Dost assistir Alan Ruiz para o golo. Antes do intervalo, o avançado holandês assistiu Bruno César mas o brasileiro não concretizou. No segundo tempo, Jorge Jesus tirou Alan Ruiz e colocou Bryan Ruiz no apoio a Bas Dost com Joel Campell no lado esquerdo e Palhinha para o lugar de Bruno César. Pedro Martins apostou em Rafael Martins e Rafael Miranda e depois de ameaçar a baliza de Rui Patrício, Marega mostrou eficácia e frieza para fazer o empate.
Com este resultado, o Sporting manteve-se no terceiro posto, com 48 pontos, a 11 do FC Porto, segundo, e 12 do líder Benfica, enquanto os minhotos permanecem em quinto, com 40, a dois do Sporting de Braga, terceiro.
Momento do jogo
Golo de Marega - 76' minutos
O avançado maliano correspondeu com segurança ao passe de Bruno Gaspar para fazer o empate em pleno Estádio de Alvalade e fechar um ciclo de vários meses sem marcar, e que durava desde 30 de outubro do ano passado.
O melhor
A atitude do Vitória de Guimarães - A equipa de Pedro Martins não se intimidou com os resultados eleitorais em Alvalade e jogou sem preconceitos. Na primeira parte soube gerir bem a forte pressão dos jogadores de Jorge Jesus, e conseguiu criar algum perigo junto à baliza de Rui Patrício nas oportunidades que teve antes do intervalo. No segundo tempo, as mudanças operadas pelos técnicos acabaram por surtir efeito no jogo e permitir ao conjunto de Guimarães de alcançar o golo do empate.
O pior
Defesa do Sporting - A passividade com que permitiram os jogadores do Vitória de Guimarães entrar na área leonina foi determinante para o desenrolar dos acontecimentos que permitiram aos minhotos sair de Alvalade com um ponto.
Eficácia do Sporting - Pela quantidade de lances de relativo perigo que a equipa de Jorge Jesus produziu, o resultado poderia ter sido outro, mas Bas Dost não mostrou o seu habitual instinto felino para a finalização, e acabou por optar pelo 'papel' de assistente para o golo de Alan Ruiz, e para outros lances de perigo que acabaram por não se concretizar em golo.
Reações
Pedro Martins: "Falhámos na finalização, o Sporting não"
Paulo Oliveira: "É óbvio que não gostamos de estar nesta posição"
Bruno Gaspar: "Não nos deixámos intimidar"
Jorge Jesus assume 'falta de qualidade' para ganhar ao Vitória de Guimarães
Curiosidades:
Sporting iguala a melhor série de jogos consecutivos sem perder nesta temporada (4 jogos)
Depois de estar em desvantagem ao intervalo: foi a 5.ª vez que o V. Guimarães evitou a derrota em Alvalade na 2.ª parte, empate em 1976, 1981 e 2017, vitórias em 1996 e 2010
Pedro Martins só perdeu uma vez frente a Jorge Jesus nos últimos 5 jogos da Liga Portuguesa
O Sporting volta a não vencer um jogo depois de abrir o marcador (venceu os últimos 12); a última vez tinha sido frente ao Vitória em Guimarães (E 3-3)
Sporting e Vitória Guimarães empataram nos últimos 3 jogos; registo que não acontecia há 41 anos
O Sporting venceu os últimos 12 jogos em que abriu o marcador; a última equipa a travar os leões foi precisamente o V. Guimarães (E 3-3)
Comentários