O Sporting igualou o FC Porto na segunda posição da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Arouca, por 3-0, em jogo da 10.ª jornada, no qual interrompeu uma série de três empates consecutivos.
O holandês Bas Dost, aos nove e 68 minutos, e o costarriquenho Joel Campbell, aos 55, marcaram os golos dos ‘leões’, que passaram a somar os mesmos 21 pontos do FC Porto, embora com pior diferença de golos, ficando a cinco do líder Benfica.
O Arouca, que jogou reduzido a 10 unidades desde os 49 minutos, por expulsão de Vítor Costa, caiu para a zona de despromoção e é agora 17.º, com oito pontos.
O momento do jogo
O golo inaugural de Bast Dost aos nove minutos permitiu à equipa do Sporting uma gestão mais confortável dos níveis emocionais para o resto do jogo, assim como provou que o avançado holandês é um verdadeiro 'matador' na área adversária.
Os melhores
Adrien Silva - O médio leonino não sabe jogar mal, ou pelo menos quando o faz disfarça muito bem, e o seu regresso à titularidade na equipa do Sporting fez toda a diferença a nível de intensidade e agressividade no meio-campo. O capitão leonino é um autêntico líder em campo e consegue com naturalidade contagiar naturalmente os seus companheiros de equipa. Fez a assistência para o golo de Joel Campbell, mas acabou por desperdiçar um golo ao falhar uma grande penalidade.
João Pereira - O regresso do lateral direito à titularidade na equipa do Sporting justificou-se inteiramente dada a entrega e intensidade que o ex-internacional português incutiu na faixa lateral. Seguro a defender e agressivo a atacar, esteve perto do golo aos 50 minutos, mas o cabeceamento saiu para fora.
Bas Dost - O avançado leonino bisou frente ao Arouca e já conta com 6 golos no campeonato com a camisola do Sporting. Nota-se que o jogador holandês ainda tem algumas dificuldades de comunicação com os companheiros de equipa, mas a sua qualidade permite-lhe garantir os objetivos em campo, que no seu caso é introduzir a bola dentro da baliza, e nesse capítulo Bas Dost não comprometeu.
Os piores
Quebra de intensidade da equipa do Sporting após o golo inaugural de Bas Dost. O ritmo baixo e a intensidade lenta que se verificou após o golo inaugural do Sporting frente ao Arouca são sintomáticos de que a equipa de Jorge Jesus ainda não conseguiu encontrar os equilíbrios necessários para dominar uma partida totalmente, especialmente em casa.
Vítor Costa - A expulsão do defesa esquerdo brasileiro no arranque da segunda parte comprometeu a estratégia de Lito Vidigal para lutar pelo empate. O segundo cartão amarelo por uma falta totalmente desnecessária durante um lançamento lateral do adversário são sinal de falta de maturidade e experiência a este nível de competição.
Reações
Jorge Jesus: "Não gosto quando os adeptos escolhem patinhos feios"
Joel Campbell: "Quando ganhamos, ganhamos todos. Quando perdemos, perdemos todos"
Comentários