'Pouquechinho' Benfica frente ao Estrela da Amadora. Salvaram-se os três pontos e o golo de Kokçu. Roger Schmidt ainda não conseguiu colocar o 'ferrari vermelho' a carburar, e os encarnados fizeram apenas os serviços mínimos para somarem o segundo triunfo consecutivo na Luz.

Com João Mário fora das opções e com a possibilidade de ser transferido e Beste lesionado, Schmidt manteve a identidade da equipa e fez apenas três alterações, com as entradas de Carreras, Kokçu e Otamendi. O alemão não vive tempos fáceis na Luz, e o coro de assobios com que foi brindado, assim que se ouviu o seu nome, é um sinal tangível do descontentamento que paira entre as hostes encarnadas. Com João Mário de fora, Kokçu foi a aposta, ainda por cima para uma posição em que se sente confortável. Florentino e Barreiro mantiveram-se no miolo, e um tridente com o turco, Aursnes e Prestianni no apoio a Pavlidis.

No meio campo o caudal voltou a não fluir, mas sim pelas alas. O Benfica começou a todo o vapor, embora, como tem sido apanágio esta época, sem grandes soluções no momento de decidir para os da frente finalizarem. O conjunto de Filipe Martins fechava espaços, com duas linhas de quatro robustas, a encurtar terreno, para que o oponente ficasse bloqueado e impedido de construir.

Ainda assim, os donos da casa chegaram ao golo à passagem dos 19 minutos. A mobilidade de Pavlidis fez com que a bola parasse nos pés de Kokçu que desbloqueou uma equação que estava difícil. Os encarnados, desta feita, marcavam cedo, e poderiam arrancar para uma vitória gorda que serviria para acalmar as hostes. Mas foi puro engano. Ao invés disso acabou por se expor defensivamente, e no lance a seguir, os amadorenses estiveram próximos do empate, num livre de Nani, finalizado com defeito por Miguel Lopes. O conjunto de Filipe Martins é sólido no seu eixo defensivo, mas claramente terá que afinar os processos no último terço, ao ser uma equipa ainda demasiada macia.

Já o conjunto encarnado entra bem nos jogos, mas tem dificuldade em chegar à vantagem e dilatá-la. Em vários momentos conseguiu perder o controlo do ritmo de jogo e ainda teve que lidar com alguns azares: As lesões de Aursnes e Tiago Gouveia.

Antes do final dos primeiros 45 minutos, as águias ainda introduziram novamente a bola na baliza, mas o lance foi anulado por falta de Pavlidis sobre o guardião Brígido.

No segundo tempo, com o Estrela mais acutilante, os visitantes abriram brechas para serem exploradas nas alas, mais propriamente do lado de Tiago Gouveia. Pavlidis, Gouveia, e Carreras tomaram como alvo a baliza de Bruno Brígido, mas sem os resultados desejados. O Estrela aparecia mais senhor com bola, embora sem muita capacidade para esticar o jogo na frente. Nos últimos 20 minutos, Schmidt refrescou. E a ovação da noite foi para a entrada de Renato Sanches. Di María também foi aposta no segundo tempo, mas nenhum dos dois, pelas suas ações, conseguiu ficar na retina. Antes do final, mais um azar com a lesão de Tiago Gouveia, que se magoou no braço.

O 'pouquechinho' valeu o triunfo, mas o futebol patenteado está a milhas do que têm feito os outros dois rivais.

Momento

O bom filho à casa torna. Incrível a ovação com que as bancadas da Luz brindaram Renato Sanches. Um filho pródigo que está de regresso ao Benfica, após oito anos de ausência. Ainda assim, notou-se falta de ritmo do antigo menino prodígio que procura revitalizar a carreira. Os índices físicos parecem não estar no ponto rebuçado. Terá que trabalhar muito para poder ser uma opção viável.

Melhores

Kokçu

Marcou o golo da vitória, mas foi muito mais do que isso. Se alguém tentou tirar um  coelho da cartola foi ele, participou na maior parte das ações ofensivas das águias, e quis a batuta de organizador.

Nani

Voltou a ser titular na Liga. Esteve desligado ao longo do jogo, mas ainda procura o melhor ritmo. Ainda assim foi dos pés dele que surgiu uma boa oportunidade para o Estrela, finalizada por Miguel Lopes.

Pior

Lesões

Mais dois jogadores para o 'estaleiro' encarnado. Aursnes ter uma lesão muscular, já Tiago Gouveia terá deslocado o ombro.