O Sporting visita este domingo o Arouca, em jogo da 25ª jornada da Primeira Liga. Os leões voltaram recentemente ao primeiro lugar isolado do campeonato, a grande prioridade estabelecida por Rúben Amorim para esta época.
Assim sendo, e independentemente da eliminatória da Liga Europa, os verdes e brancos terão as atenções totalmente direcionadas para o jogo diante de um Arouca num grande momento de forma, e que tem o maior número de pontos acumulados no campeonato desde o início da segunda volta.
A recente derrota do FC Porto diante dos lobos da Serra da Freita deverá servir de aviso para um Sporting que saiu derrotado na sua última visita a Arouca.
Momento de forma
Este domingo iremos ter em Arouca um frente-a-frente entre as equipas com mais pontos conquistados na segunda volta do campeonato. Com efeito, se a Primeira Liga tivesse começado à 18ª jornada, Arouca e Sporting seriam primeiro e segundo classificados, respetivamente.
Os comandados de Daniel Sousa somam seis vitórias e apenas uma derrota nos últimos sete jogos, onde se inclui um triunfo caseiro diante do FC Porto. Para além dos dragões, também Estoril-Praia, Vizela, Portimonense, Famalicão e GD Chaves foram presas para os lobos da Serra da Freita, registo que coloca a equipa num confortável sétimo lugar, com mais sete pontos que o oitavo, Famalicão, e a apenas cinco do sexto, o Moreirense.
Nesta jornada, os aroquenses recebem o Sporting, equipa que na última ronda subiu à liderança isolada do campeonato, após o clássico entre FC Porto e Benfica. A partida em Arouca surge no meio da eliminatória da Liga Europa diante da Atalanta, contudo, Rúben Amorim não deverá fazer qualquer tipo de poupanças para este jogo, já que afirmou diversas vezes que a Primeira Liga é o principal objetivo dos leões.
Apenas no que ao campeonato diz respeito, o Sporting apresenta um registo francamente positivo, tendo apenas cedido um empate nos últimos dez jogos, precisamente no último jogo fora de Alvalade, diante do Rio Ave.
A formação de Alvalade procura assim, não só regressar aos triunfos fora de portas, como também manter a liderança isolada do campeonato, com mais um ponto, e menos um jogo que o Benfica
Histórico de confrontos
A partida deste domingo será o 17º embate entre Arouca e Sporting. Nas 16 vezes em que as duas equipas se defrontaram, os leões venceram 14, enquanto que os arouquenses apenas por uma vez conseguiram a vitória.
Registo idêntico quando olhamos exclusivamente para partidas relativas ao campeonato, onde, dos 13 jogos, o Sporting venceu 11, e o Arouca apenas um. Destes 13 encontros, 6 foram jogados junto à Serra da Freita, onde os verdes e brancos conseguiram 5 triunfos, contra apenas um dos lobos.
Esse triunfo foi alcançado precisamente na época passada. À 11ª jornada, o Arouca de Armando Evangelista bateu o Sporting de Amorim por 1-0, graças ao golo solitário de João Basso.
As duas equipas já mediram forças esta época, no encontro da primeira volta do campeonato, disputado em Alvalade. Aí o Sporting levou a melhor, vencendo por 2-1, graças aos golos de Gyokeres e Hidemasa Morita.
O que disseram os treinadores
Daniel Sousa, treinador do Arouca: O Sporting tem estado bem desde o início da época, não é uma coisa recente, e por isso sabemos que vai ser um jogo difícil para nós. O Gyökeres, obviamente, traz coisas diferentes à equipa, mas não terá atenção especial, com dupla marcação ou três à volta dele
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Sabemos o que vamos encontrar amanhã, uma equipa que está a fazer um grande campeonato, principalmente desde que o Daniel entrou. É uma equipa com muito bons jogadores, muito corajosos, e isso também revela a capacidade do treinador. Uma das melhores equipas em Portugal a definir nas transições. O primeiro toque dos três jogadores da frente, mais do David Simão. São uma equipa muito perigosa e que vive um grande momento, mas estamos preparados. Juntando isso ao facto de termos mais um dia de recuperação, acho que vamos estar num patamar superior e se não estivermos não é pela falta de preparação. O Arouca é muito inteligente com bola e temos de perceber o que o jogo nos vai dizendo para levar de vencido este encontro."
O árbitro
Nuno Almeida foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol do Algarve será auxiliado por Pedro Felisberto e Hugo Ribeiro. A dupla de vídeo-arbitragem é composta por Tiago Martins e Gonçalo Freire.
É a segunda vez que Nuno Almeida apita um jogo do Arouca esta época; o algarvio esteve presente na vitória dos lobos em casa diante do FC Porto por 3-2.
Relativamente ao Sporting, o juiz de Vila Real de S.António irá dirigir um jogo dos leões pela quinta vez. Nas outras quatro ocasiões, a equipa de Alvalade registou três vitórias (Casa Pia, Boavista e FC Porto) e uma derrota diante do SC Braga para a Taça da Liga.
Comentários