Não há margem para erro! O Benfica terá mesmo que somar os três pontos, (ou no mínimo empatar) no embate frente ao SC Braga, para evitar que o Sporting, um dia depois, no domingo, se sagre campeão nacional, em caso de vitória frente ao FC Porto.
Com os verdes e brancos em condição muito favorável para conquistarem o campeonato, os encarnados vão tentar fazer a sua missão que será ganhar os jogos todos que faltam até ao fim do campeonato. Os bracarenses também querem somar os três pontos, uma vez que o pódio é uma possibilidade bem real.
Momento das equipas
Benfica
Face à eliminação europeia, o Benfica respondeu com um triunfo em Faro, num campo difícil, onde se ouviu muita contestação por parte dos adeptos. Houve insultos, gritos, e muitos protestos vindos das bancadas. À semelhança do que tinha feito frente ao Moreirense, Schmidt voltou a dar lugar de destaque aos menos utilizados e deu-se bem. O técnico encarnado parece ter deixado a teimosia e percebido - se calhar demasiado tarde - que o plantel é mais extenso do que os 13, 14 jogadores que utilizou durante a maior parte da temporada. A equipa do Benfica só terá um objetivo em mente: Vencer os jogos que faltam até ao fim. No fim, a direção e Roger Schmidt irão fazer as contas.
SC Braga
O Sporting de Braga ainda tem um objetivo muito importante em mãos, como referiu Roger Schmidt em conferência de imprensa, que passa ainda por ficar no terceiro lugar. Os bracarenses, já com Rui Duarte ao leme, venceram os dois últimos jogos para a Liga, face a Vizela e a Estoril, e com as 'escorregadelas' dos dragões estão no quarto lugar, com os mesmos pontos dos azuis e brancos. Será por isso de crucial importância vencer ou somar pontos no embate no estádio da Luz.
Histórico dos confrontos
Este será o embate número 157 entre SC Braga e Benfica. No total de jogos entre as duas equipas, a vantagem é claramente das águias, que têm nesta altura 102 triunfos, contra apenas 24 dos bracarenses. No jogos do campeonato, o domínio encarnado é ainda maior. Nesses embates, os ainda campeões nacionais saíram vencedores em 90 das 134 partidas, enquanto que os minhotos venceram por 16 vezes.
No que diz respeito aos embates na Luz, o Benfica domina, e de que maneira, 52 vitórias, contra apenas 3 derrotas. No entanto, os últimos quatro confrontos na Luz tiveram um sabor algo agridoce. Se por um lado, em 21/22, o Benfica aplicou uma goleada histórica por 6-2, por outro, somou dois desaires consecutivos contra os arsenalistas, por 2-3 e 0-1, em 20/21 e 19/20, respetivamente. Na temporada passada, o Benfica de Roger Schmidt venceu por 1-0, com um golo de Rafa Silva.
Já esta temporada, as duas equipas mediram forças em duas ocasiões. Em Braga, as águias venceram por 1-0 na primeira volta do campeonato. Na Taça de Portugal, o Benfica eliminou os bracarenses no seu reduto por 3-2 nos oitavos de final da competição.
O que disseram os treinadores
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "O objetivo é jogar um bom futebol e conseguir os três pontos. O SC Braga é das melhores equipas, têm qualidade individual, temos que estar preparados. Eles ainda estão a lutar pelo terceiro lugar, que é um grande objetivo. Estão super motivados, nós também queremos ser campeões, não é provável mas temos um hipótese. Estamos focados e queremos acabar num grande nível. Depois de Marselha ganhamos e queremos continuar a ganhar amanhã."
Rui Duarte, treinador do SC Braga: “Eu não penso assim [que o empate possa ser bom] e ninguém nesta casa pensa assim. O Sporting de Braga é um clube grande e que luta pelos três pontos sempre. Não acredito em ir para um jogo, seja ele qual for, a pensar que o empate será bom, ainda que, eventualmente, e consoante o que se tiver passado nos 90 e tal minutos, no fim podemos dizer que o empate poderá ser bom”, disse na conferência de imprensa de antevisão do jogo com as ‘águias’.
Arbitragem
João Pinheiro foi nomeado para dirigir a receção do Benfica ao SC Braga, em jogo da 31.ª jornada da I Liga.
O árbitro vai ser auxiliado por Bruno Jesus e Luciano Maia, enquanto Hugo Miguel será o videoárbitro (VAR). Carlos Macedo será o quarto árbitro e André Campos o assistente do VAR.
Comentários