Esta segunda-feira, o Benfica recebe o Belenenses SAD, no Estádio da Luz, a partir das 20h15, em jogo a contar para a 5ª jornada do campeonato nacional de futebol.

Os encarnados chegam a este encontro no topo da classificação e com quatro vitórias nas quatro rondas já disputadas. Na última jornada, o Benfica venceu o Rio Ave, em Vila do Conde, por 3-0.

Já os azuis do Jamor chegam à Luz com uma vitórias, dois empates e uma derrota. No último jogo, o Belenenses SAD empatou num encontro sem golos com o Moreirense.

Histórico de confrontos

Desde a separação entre o clube Os Belenenses e a equipa da SAD, o Benfica e os azuis do Jamor marcaram encontro por quatro vezes. Os encarnados venceram dois desses encontros, empataram uma vez e perderam outra.

O primeiro embate entre Benfica e Belenenses SAD aconteceu em outubro de 2018. Na primeira visita dos encarnados ao Estádio Nacional como casa do Belenenses SAD, foram os anfitriões quem levaram a melhor. Os golos de Eduardo Henrique (penálti) e de Alhassane Keita deram a vitória aos homens da casa, na altura comandados por Silas.

Os dois clubes lisboetas voltaram a encontrar-se em fevereiro de 2019, desta vez no Estádio da Luz. Nessa altura, já Bruno Lage tinha assumido o comando técnico das águias, o encontro terminou com um empate. Jonas e Samaris marcaram para os encarnados, enquanto Diogo Viana e Kikas apontaram os tentos do Belenenses SAD.

Já na temporada passada, o Benfica venceu os dois jogos com os azuis do Jamor. Primeiro, logo na segunda jornada, os encarnados visitaram o Jamor, e bateram os homens da casa por 2-0, com golos de Rafa Silva e Pizzi. Na 19ª jornada, no Estádio da Luz, o Benfica venceu por 3-2, quando era já Petit o treinador do Belenenses SAD. Carlos Vinícius, Taarabt e Chiquinho marcaram para os encarnados, enquanto um autogolo de Ferro e um golo de Licá reduziram a desvantagem do Belenenses SAD.

As equipas

Esta segunda-feira, o Benfica faz o primeiro jogo do campeonato nacional depois da lesão do capitão André Almeida. Na ronda anterior, frente ao Rio Ave, o lateral sofreu uma entorse do joelho direito, da qual resultou rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno.

Além de André Almeida, Jorge Jesus também não pode contar com Todibo. O defesa central, emprestado pelo Barcelona às 'águias', encontra-se a contas com uma tendinopatia no tendão de Aquiles direito.

Os dois são, agora, os únicos elementos do plantel principal do conjunto da Luz a preocuparem o departamento médico, depois de Adel Taarabt e Samaris terem recuperado dos problemas físicos que os apoquentavam.

Do outro lado, Petit não pode contar com os lesionados Chima Akas, Nilton Varela nem Eduardo Kau. Enquanto Gonçalo Silva está em dúvida.

O que dizem os treinadores

Na antevisão à partida, Jorge Jesus alertou que o Belenenses SAD é um adversário complicado de marcar golos e bem orientado por Petit.

“Daquilo que vejo, [o Belenenses SAD] é uma equipa bem trabalhada, que não é fácil de bater. É uma equipa defensivamente muito forte. E o Petit é um bom treinador, foi um antigo jogador, tem essa vantagem de olhar para o jogo e ver as coisas com outros olhos, portanto vai ser um jogo extremamente difícil”, analisou o treinador que lidera a I Liga, com quatro vitórias noutros tantos encontros.

Por sua vez, Petit sublinhou a necessidade de manter a consistência defensiva diante do Benfica, sabendo que, “ao mínimo erro, pode ser fatal”.

“[O Benfica] É uma equipa que vem fazendo muitos golos, a nível interno e europeu. Também temos estado com muito boa consistência em termos defensivos. Sabemos que, ao mínimo erro, pode ser fatal. Têm criado muitas oportunidades, mas esperamos anular os pontos fortes e fazer o nosso jogo com uma ideia e identidade própria”, expressou.

Arbitragem

Rui Costa foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da FPF para o Benfica-Belenenses.

O juiz da AF Porto será auxiliado por Nuno Manso e João Bessa Silva, enquanto Cláudio Pereira terá o papel de quarto árbitro.

André Narciso foi escolhido para o VAR e terá a companhia de Paulo Brás (AVAR).