Vindo daquela que terá sido uma das suas melhores exibições da temporada e que lhe permitiu evitar a derrota na 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões frente ao Ajax, o Benfica volta a apresentar-se este domingo perante os seus adeptos, agora para medir forças com o V.Guimarães, em partida a contar para a 24.ª jornada da I Liga.
No 3.º lugar da classificação, a seis pontos do segundo classificado, Sporting, e a 12 do líder FC Porto, as 'águias' vão assim tentar dar seguimento às boas indicações que deixaram a meio da semana e voltar desta forma aos triunfos, depois de dois empates consecutivos a duas bolas nos dois últimos jogos (frente a Ajax e Boavista).
Pela frente vão ter um adversário que já viveu melhores momentos esta temporada. Atual 7º classificado, o V.Guimarães perdeu os dois últimos jogos que disputou e está cada vez mais distante do ambicionado 5.º posto, que confere acesso às competições europeias em 2022/23.
Momento de forma
Efetivamente, o conjunto vimaranense somou apenas três pontos nas últimas quatro jornadas da I Liga (uma vitória e três derrotas, as duas últimas das quais consecutivas) e fora de portas leva cinco jogos seguidos sem vencer (quatro derrotas e um empate).
O último triunfo do conjunto minhoto fora do seu reduto data de 4 de dezembro de 2021, por 2-1, em casa do Paços de Ferreira. E essa foi mesmo a única vez que o Vitória ganhou fora nas suas últimas nove deslocações no conjunto de todas as competições, nas quais somou sete derrotas.
Quanto ao Benfica, antes dos já referidos dois empates a duas bolas nas duas últimas partidas vinha de duas vitórias seguidas, mas esses triunfos (ante Santa Clara e Tondela) foram os dois únicos que logrou nos últimos sete encontros que disputou no conjunto de todas as competições.
A jogar em casa, os últimos resultados do Benfica também não têm sido famosos: apenas uma vitória (a tal frente ao Santa Clara) nos últimos quatro encontros no Estádio da Luz. Para a I Liga, esta temporada, a jogar em casa o Benfica já perdeu três vezes e só não sofreu golos em dois dos 11 encontros que disputou na prova na qualidade de anfitrião até ao momento.
Histórico de encontros
Para a I Liga, este vai ser o 154º encontro entre as duas equipas, com 108 vitórias do Benfica, 24 empates e 21 triunfos do Vitória SC. Nas partidas disputadas para a prova no Estádio da Luz, os encarnados apresentam clara vantagem nos duelos frente ao Vitória SC: 71 vitórias em 87 jogos. A equipa minhota somou apenas cinco triunfos.
Ao todo, e juntando todas as competições, Benfica e Vitória já se defrontaram por 177 vezes, com os encarnados a apresentarem forte vantagem: 123 vitórias, contra 25 triunfos dos vimaranenses. Além disso, o Benfica não perde contra o Vitória há uns impressionantes 24 jogos.
O último êxito dos vimaranense ante as águias data de 2013, na final da Taça de Portugal, por 2-1. No Estádio da Luz, o Vitória não ganha desde 2009-10, quando triunfou por . Ainda assim, nos quatro últimos jogos realizados entre as duas equipas em casa do Benfica, no conjunto de todas as competições, registaram-se três empates.
Benfica e Vitória já se defrontaram por duas vezes esta temporada, ambas em Guimarães, e com as águias a vencerem por 3-1 no D.Afonso Henriques para a I Liga (João Mário e Roman Yaremchuk, com um bis, marcaram para as águias, com Bruno Duarte reduzir para os anfitriões), antes de um empate a três bolas para a Taça da Liga (golos de André André, Estupiñán e Bruno Duarte para os vimaranenses e de (Alfa Semedo, na própria baliza, Pizzi e Nemanja Radonjić para as águias). Na temporada passada, na visita à Luz, o V.Guimarães conseguiu regressar a casa com um nulo na bagagem.
O que dizem os treinadores
Nélson Veríssimo, treinador do Benfica: "Não podemos cair no erro de olhar apenas para os últimos resultados do Vitória. Temos de fazer uma análise ao todo, reconhecer que tem qualidade, competência e é bem treinada. Como tal, esperamos um jogo difícil, em que os níveis de ativação têm de estar muito elevados para fazer um bom jogo e conquistar os três pontos."
Pepa, treinador do V. Guimarães: "O Benfica tem tido oportunidades de golo, mas, quando não marca, tem depois alguns dissabores, o que coloca o jogo em causa. Está longe dos pontos que pretendia, como nós estamos, mas são duas equipas com muita capacidade. Acredito que vão estar as duas no seu melhor, sobretudo nós, em termos competitivos, de rigor e concentração, e que vai ser um grande jogo e acredito que vamos trazer os três pontos."
O árbitro
André Narciso, árbitro de 39 anos da AF Setúbal, foi o nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o encontro. O juiz da partida vai ter Paulo Brás e Marco Vieira como assistentes e Dinis Gorjão no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Hugo Miguel e o assistente (AVAR) Bruno Jesus.
Vai ser o primeiro jogo que o árbitro setubalense dirigirá esta temporada, quer das águias, quer dos vimaranenses. Na sua carreira, será apenas a segunda vez que irá apitar uma partida do Benfica, depois de ter estado na temporada passada num triunfo por 5-0 sobre o Vilafranquense para a Taça de Portugal, e será mesmo o primeiro encontro oficial que dirigirá do V.Guimaraães.
Comentários