
Sporting e Boavista defrontam-se, neste domingo, no estádio do Bessa. O encontro arranca às 20h30. As duas equipas não poderiam encontrar-se em extremos mais opostos, com os verdes e brancos na liderança do campeonato e proibidos de perder pontos antes do dérbi da penúltima ronda frente ao Benfica no estádio da Luz.
Os boavisteiros encontram-se no penúltimo lugar, empatados com o Farense, e também estão necessitados de pontos, uma vez que o lugar do playoff de manutenção está a quatro pontos de distância.
Momento das equipas
O momento do Sporting dificilmente poderia ser mais profícuo. São nove triunfos e apenas um empate nos últimos 10 jogos, o que é demonstrativo da 'fome' de títulos desta equipa do Sporting. Garantido o 'bilhete' para o Jamor após a vitória frente ao Rio Ave, o objetivo passa naturalmente pelo triunfo e pela conquista do bicampeonato, mas primeiro há que vencer o Boavista.
Já o emblema axadrezado, histórico do futebol e campeão nacional em 2000/01, tenta uma vez mais a salvação nesta temporada, face ao desinvestimento e a uma grave crise financeira que assola o clube nortenho há vários anos.
Com muitas trocas na equipa técnica, o escocês Stuart Baxter assumiu na última jornada o comando dos axadrezados, tendo-se estreado com uma vitória, triunfo por 1-0 sobre um dos rivais diretos na luta pela manutenção.
Ainda assim, os registos são muito negativos, tendo em conta também os pergaminhos do emblema boavisteiro no campeonato português. Assim assim, os axadrezados conseguiram duas vitórias nos últimas três jogos. Contudo, nos últimos 15 jogos somam 12 derrotas e apenas três triunfos.
Os axadrezados são os menos concretizadores do campeonato com apenas vinte tentos e a segundo equipa mais permeável, com 47 golos sofridos, apenas atrás do AVS. Por oposição, o Sporting conta com o melhor ataque do campeonato, com 78 golos apontados e são a defesa menos batida com 25 golos. Os verdes e brancos contam ainda com o melhor marcador do campeonato: Viktor Gyokeres que já apontou 34 golos.
Histórico dos confrontos
Em todas as competições, Sporting e Boavista já mediram forças em 135 ocasiões, com 29 vitórias para o Boavista, 36 empates e 70 triunfos para o Sporting.
O Bessa é tradicionalmente um terreno muito complicado para os leões, apesar da equipa leonina ter equilibrado o histórico nos últimos anos. Os embates trazem momentos à memória dificuldades e o Sporting esteve mesmo 31 anos sem vencer fora de portas frente aos axadrezados. Os leões 'mataram' o Borrego em 1990/91, depois de um triunfo por 3-0, com golos de Careca, Cadeta e Filipe.
De relembrar que em 61 jogos no terreno dos axadrezados, os leões venceram 17 vezes, contra os 23 desaires e 21 empates obtidos. Só na Luz, Dragão e no Bessa a percentagens de derrotas dos leões é superior que à das vitórias. Ainda assim nos últimos dez jogos, os verdes e brancos somaram sete vitórias, dois empates e apenas um desaire no terreno do Boavista.
O que dizem os dois treinadores
Stuart Baxter, treinador do Boavista: "O Sporting tem muita qualidade e Gyokeres é um jogador excelente. Se ele passar muito tempo perto da nossa baliza, é provável que marque. Por isso, só defender não chega. Temos de ser uma ameaça. Trabalhámos muito esta semana para os tentar impedir de jogar e para também sermos perigosos".
Rui Borges, treinador do Sporting: "O Boavista é uma equipa que tenta ficar na 1.ª Liga, vão dar a vida em casa, o Bessa cria bom ambiente, tem uma boa equipa, entraram 12 jogadores em janeiro. Vêm moralizados por uma vitória fora e vai ao máximo tentar tirar pontos ao Sporting. Sabemos que vai ser competitivo, os pontos estão caros, temos de entrar fortes, porque queremos ganhar".
Arbitragem
Miguel Nogueira foi o árbitro designado para dirigir a deslocação dos leões ao estádio do Bessa. Será coadjuvado pelos assistentes Paulo Brás e Nuno Pires. Bruno Costa é o quarto árbitro. Na mesa do VAR irá estar Manuel Oliveira, assistido por David Soares (AVAR).
Comentários