
O FC Porto visita este domingo, a partir das 18h00, o Estádio Algarve, casa emprestada do Farense, em partida da 22.ª jornada da I Liga 24/25. Os azuis e brancos vão tentar colocar fim a uma série de cinco jogos sem ganhar para o campeonato, diante de um conjunto algarvio que não ganha há seis partidas.
Anselmi em busca da primeira vitória 'nacional'
Este será o quinto encontro de Martín Anselmi como treinador principal dos dragões e, depois de se ter estreado com um triunfo sobre o Maccabi Telavive para a Liga Europa, somou três empates nos três jogos seguintes. Quer isto dizer que o argentino ainda não perdeu no comando técnico do FC Porto, mas a nível interno também ainda não ganhou.
Os dragões chegam a este encontro no terceiro lugar da tabela e em igualdade pontual com o SC Braga, quarto classificado, enquanto o Farense ocupa o penúltimo lugar.
Momento de forma: duas equipas desesperadamente à procura de voltar às vitórias
Não é um bom momento aquele que atravessam quer o Farense, quer o FC Porto: nenhum dos dois sabe ainda o que é ganhar a nível interno em 2025.
O FC Porto vem de três empates nos últimos três jogos no conjunto de todas as competições e nos nove jogos que disputou depois do virar do ano só ganhou um (o tal triunfo sobre o Maccabi, na estreia de Anselmi). Nos restantes oito o saldo foi de quatro derrotas e outros tantos empates.
A última vitória dos azuis e brancos para o campeonato data de 28 de dezembro, por 4-0, sobre o Boavista. Essa foi também a última vez em que se viram em vantagem num jogo para o campeonato. Fora de portas, para a I Liga, os dragões não vencem desde 21 de dezembro (triunfo por 3-0 em Moreira de Cónegos). Foi o único triunfo do FC Porto nos últimos seis jogos na condição de visitante para o campeonato.
Quanto ao Farense, não ganha para a I Liga há seis jogos e não vence há sete no conjunto de todas as competições. Os algarvios atravessam uma série de três derrotas para o campeonato, a qual se segue a outra de três empates consecutivos. A última vitória do conjunto de Faro data de 21 de dezembro de 2024, por 2-1, no terreno do Famalicão. Como anfitrião, o Farense não ganha para o campeonato desde novembro, quando recebeu e venceu o Estrela da Amadora por 1-0 em encontro da 12.ª jornada.
Histórico de encontros: Dragões só não ganharam um dos últimos 22 jogos contra os leões de Faro
O domínio do FC Porto em embates com o Farense é esmagador. Efetivamente, nos últimos 22 encontros entre as duas equipas no conjunto de todas as competições, em casa ou fora, os dragões só não ganharam um (empate 3-3 em Faro em 2000).
Para encontrarmos a última derrota do FC Porto frente ao Farense precisamos de recuar mais de 30 aos. Foi em setembro de 1994, quando o Farense de Paco Fortes recebeu e venceu, por 1-0, os azuis e brancos, então orientados por Tomislav Ivic.
Ao todo, este será o 56.º encontro da história entre os dois emblemas. O registo global é de 43 vitórias do FC Porto, 6 empates e 6 triunfos do Farense. Os seis empates e seis vitórias que o Farense logrou até hoje contra o FC Porto, ainda assim, foram todos conseguidos com os algarvios na condição de anfitriões.
No encontro da primeira volta desta I Liga 24/25, no Estádio do Dragão, na jornada 5, o FC Porto bateu o Farense por 2-1, com golos de Galeno (que entretanto já rumou a outras paragens) e Samu. Tomané marcou pelo meio para os de Faro. As duas equipas eram, recorde-se orientadas por outros treinadores: Vítor Bruno treinava o FC Porto, José Mota treinava o Farense.
O que dizem os treinadores
Tozé Marreco, treinador do Farense: "
Martín Anselmi, treinador do FC Porto: "
O árbitro
O encontro terá arbitragem de Tiago Martins; ao seu lado estarão Hugo Ribeiro e José Mira, já Bruno Esteves assumirá as funções de VAR. Esta será a terceira vez que Tiago Martins vai dirigir um encontro dos dragões esta época e, curiosamente, estes perderam os outros dois (frente a Nacional, para a I Liga, e Moreirense, para a Taça). Os azuis e brancos perderam mesmo quatro dos últimos seis jogos dirigidos pelo árbitro da AF Lisboa.
Comentários