O FC Porto recebe este domingo o Estoril, em encontro da 10.ª jornada da I Liga, a partir das 20h30. Os dragões continuam à caça dos leões, com o Sporting a ter já na sexta-feira derrotado o Estrela da Amadora e somado a 10.ª vitória em 10 jogos.
Os azuis e brancos vão, assim, à procura de somar mais três pontos que os mantenham na peugada do rival de Alvalade, enquanto o Estoril quer tentar respirar melhor, encontrando-se apenas três pontos acima da linha de água.
O jogo tem início marcador para as 20h30 no Estádio do Dragão e, para o FC Porto, no campeonato, antecede a visita ao Estádio da Luz para o 'clássico' com o Benfica. Já o Estoril receberá depois, nessa mesma 11.ª jornada, o Aves, num duelo pela permanência.
Momento de forma
O momento desportivo dos dois emblemas é de certa forma contrastante, embora ambas venham de vitórias. O Estoril chegou a meio da tabela com um triunfo no passado fim de semana, o FC Porto - que ainda só não ganhou um jogo nesta I Liga - está no 2.º lugar, à procura de chegar ao topo.
Os dragões atravessam uma sequência de vitórias impressionante, com seis triunfos e 15 golos marcados nos últimos seis jogos. Os mais recentes triunfos na I Liga foram frente ao Aves, por 5-0, e ao SC Braga, em casa, por 2-1. A única escorregadela da equipa de Vítor Bruno no campeonato teve lugar frente ao Sporting, em Alvalade.
Por outro lado, a realidade dos estorilistas é bastante diferente. Estão na 11.ª posição, com nove pontos em nove jogos. Somam duas vitórias, três empates e quatro derrotas, tendo menos golos marcados do que sofridos (8-12).
O Estoril vai a jogo no Dragão depois de dois resultados opostos nos mais recentes encontros, uma vez que goleou o Arouca (4-1) para a I Liga, mas antes foi eliminado Taça. Diante do Lusitano Évora, os canarinhos viram-se derrotados no desempate por grandes penalidades ante a equipa do Campeonato de Portugal.
Histórico de encontros
Os dragões e os canarinhos já se enfrentaram em 71 jogos e, sem surpresas, o FC Porto foi mais vitorioso (41). O Estoril venceu 15 vezes e houve mais 15 empates entre os dois emblemas.
Também no número de golos marcados o favoritismo pertence aos azuis e brancos, já que a equipa orientada por Vítor Bruno marcou em 145 ocasiões no total, enquanto o Estoril faturou apenas por 86 vezes.
A jogar no Dragão, tal como vai acontecer neste domingo, os dragões saíram quase sempre vitoriosos: em 35 jogos, 26 triunfos contra seis empates e apenas três vitórias do Estoril.
Nos dois duelos entre as equipas para a I Liga na temporada passada os resultados foram, contudo, favoráveis ao Estoril. Tanto na 10.ª jornada, como na 27.ª, os canarinhos levaram a melhor pela margem mínima, primeiro no António Coimbra da Mota e depois no Estádio do Dragão.
Na época passada as equipas também se encontraram nas Taças e o Estoril sorriu na da Liga. Só na Taça de Portugal o FC Porto se superirizou aos canarinhos, nos oitavos de final, goleando por 4-0 na caminhada para a conquista da prova.
O que dizem os treinadores
Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "Não nos esquecemos nunca de que quando jogámos contra o Estoril na época passada tiram-no seis pontos no campeonato e eliminaram-nos também da Taça da Liga. Isso para nós tem de ser um sinal de alerta."
Ian Cathro, treinador do Estoril: "Estou confiante de que vamos competir bem e demonstrar que esta equipa continua num processo de crescer. Não estou a dizer que estou a fugir do nosso objetivo, que é ganhar todos os jogos, mas não posso acordar e sair da cama a pensar em ganhar, porque isso é uma coisa que eu não controlo. O que tenho de fazer é trabalhar muito bem a equipa, o melhor possível, para que o nosso caminho seja o de crescer"
O árbitro
David Silva foi o árbitro escolhido para o FC Porto-Estoril e vai estar acompanhado pelos assistentes Nuno Manso e Nelson Cunha, bem como pelo quarto-árbitro Anzhony Rodrigues. A videoarbitragem vai estar entregue a Hélder Carvalho e Francisco Pereira.
Comentários