O FC Porto recebe hoje (18 horas) o Rio Ave, em jogo da terceira jornada da I Liga, e tem a missão bem vincada de continuar a dar aos adeptos as vitórias que têm permitido ao Dragão respirar um ar novo. Até ao momento, está em vigor a fase da lua-de-mel, mas se abrandar o casamento pode dar em divórcio num piscar de olhos.

Vítor Bruno trouxe o condão do aproveitamento de elementos que estavam a ser postos de parte e conseguiu reacender a chama de miúdos que pareciam não ter hipóteses e provaram a teoria do "ouro da casa". Até agora, tem reinado o bom futebol e a eficácia, bons prenúncios para uma época que se adivinha ser de contenção.

Do lado vilacondense, o momento ainda é um pouco agridoce depois da derrota na jornada inaugural, que foi compensada pelo triunfo pela margem mínima na receção ao Farense. A equipa de Luís Freire parece ter sido bem reforçada para conseguir o objetivo da permanência, mas ainda é demasiado cedo para perceber.

Histórico de confrontos

Como costuma acontecer no duelo direto entre os "três grandes" e as restantes equipas, neste capítulo o desnível é gigante. Dos 70 jogos realizados entre os dois clubes os dragões venceram 52 jogos e registaram-se 15 empates, sendo que a equipa de Vila do Conde apenas venceu em três ocasiões.

Curiosamente, uma das três vitórias dos vilacondenses aconteceu na quarta jornada do campeonato 2022/23, quando surpreenderam os portistas com um triunfo por 3-1. Yakubu Aziz foi um demónio à solta e bisou, com Pedro Amaral a fazer o outro golo, enquanto o suplente Toni Martínez ainda reduziu mas já não foi a tempo.

Em termos de golos os portistas fizeram 159 golos e apenas sofreram 39 vezes. Já a maior vitória registada entre FC Porto e Rio Ave foi de 7-0 e aconteceu em 1987/88, numa partida em que Fernando Gomes brilhou com um hat-trick. Na mesma temporada, registou-se a segunda maior goleada, que foi de 5-0.

O que dizem os treinadores

Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "Estou muto satisfeito com todos os que estão connosco, seja em termos de rendimento ou de compromisso. Sabemos da realidade do clube e até onde podemos ir mas estou muito satisfeito com o plantel que temos".

Luís Freire, treinador do Rio Ave: "Respeitamos o adversário, mas queremos ser um Rio Ave forte no seu jogo e a procurar ferir o FC Porto. Eles têm o o avanço de ter uma equipa constituída há algum tempo, com um treinador que conhece bem os jogadores, mas vamos jogar para competir e ganhar"

Arbitragem

O encontro será apitado por Iancu Vasilica (AF Vila Real) e será auxiliado por Sérgio Jesus e José Pereira. O quarto árbitro designado para esta partida é João Gonçalves, enquanto André Narciso estará no VAR, apoiado por Paulo Brás.

Esta temporada Iancu Vasilica apenas apitou o Benfica-Casa Pia, da segunda jornada da I Liga.