Ganhar ou ganhar: este é o único resultado que interessa a Benfica e Braga no duelo entre ambos este sábado na Luz, naquele que é o jogo grande da 31.ª jornada da I Liga.

Em caso de vitória, os encarnados darão um passo importante rumo ao título, já que ficarão com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto, faltando apenas três jogos para o final. Já o Braga reforçará a sua candidatura ao título se conquistar os três pontos na Luz.

Se a equipa arsenalista se mantiver na senda dos triunfos sairá do Estádio da Luz a três pontos do Benfica, que ainda terá de visitar o Sporting na 33.ª e penúltima ronda, e voltará a ultrapassar o FC Porto no segundo lugar, recolocando os ‘dragões’ sob pressão por um objetivo igualmente relevante: o acesso direto à próxima Liga dos Campeões.

Mas o grande beneficiado deste jogo será sempre o FC Porto que apenas jogará na segunda-feira diante do Arouca. Os dragões ganharão pontos aos dois, em caso de empate entre águias e arsenalistas, ou então a aquele que perder, isso, claro, se vencer os arouquenses.

Roger Schmidt tentará bater o conjunto de Artur Jorge pela primeira vez esta época. Na primeira volta, o Benfica foi derrotado por categórico 3-0 em Braga e voltou a cair no estádio dos minhotos nos quartos de final da Taça de Portugal, no desempate por grandes penalidades (5-4), após empate 1-1 no fim do prolongamento.

O Benfica deverá apresentar-se na máxima força, depois de o defesa lateral dinamarquês Alexander Bah ter recuperado de lesão, numa partida que assume crucial importância na corrida por um título que escapou aos ‘encarnados’ nas últimas três temporadas.

O treinador germânico espera que o avançado Gonçalo Ramos e o médio João Mário, melhores marcadores da I Liga, com 17 golos (mais um do que o iraniano Mehdi Taremi, avançado do FC Porto), reencontrem a ‘veia goleadora’, após quatro e cinco jogos em ‘branco’, respetivamente.

No lado do Braga, Artur Jorge apenas não poderá contar com o médio André Castro, lesionado.

Momento de forma: Braga imparável, Benfica em retoma

O Benfica conseguiu na última ronda a segunda vitória seguida no Campeonato, dando assim sinais de retoma, depois de uma minicrise com quatro derrotas seguidas, duas delas na eliminação nos quartos da Champions com Inter Milão.

A formação encarnada chegou a dispor de 10 pontos de vantagem sobre o FC Porto, mas desbaratou parte considerável dessa vantagem com duas derrotas seguidas (2-1 na receção ao rival portuense e 1-0 em Chaves), ainda que tenha se tenha reencontrado com os êxitos, sem deslumbrar, nas duas últimas jornadas (1-0, em casa, ao Estoril Praia, e 2-0 no reduto do Gil Vicente).

Nos últimos 10 jogos na I Liga, os encarnados venceram oito e somaram as tais duas derrotas já mencionadas.

Já o Braga atravessa um dos melhores momentos da época. A equipa minhota vem de uma goleada de 4-1 ao Portimonense, que lhe valeu o 5.º triunfo seguido na I Liga, o 8.º nos últimos dez jogos. Nesta sequência, o Braga perdeu com o Vitória Sport Club no dérbi do Minho e empatou com o FC Porto.

A dupla escorregadela do Benfica permitiu também ao SC Braga reentrar na corrida por um título que nunca conquistou, colocando-se a seis pontos do comandante da I Liga.

Histórico: domínio é encarnado mas Braga tem provocado dissabores nos últimos anos

Neste sábado a Luz será palco do jogo 156 entre Benfica e Braga a nível oficial, num histórico dominado pelos encarnados. São 99 vitórias dos lisboetas contra apenas 25 dos minhotos, num duelo que não teve vencedores nem vencidos em 31 ocasiões.

Na 1.ª volta na Pedreira, o Braga aplicou a primeira derrota da época ao Benfica a nível interno, com um contundente 3-0. Ainda este ano as duas formações mediram forças nos oitavos de final da Taça de Portugal, com os minhotos a vencerem nas grandes penalidades, depois de 1-1 nos 120 minutos.

Dos 155 jogos entre os dois emblemas, 133 foram para o campeonato: 88 vitórias, 17 derrotas e 28 empates.

Nos últimos anos o Braga destruiu o mito de ser a equipa B do Benfica, com grandes resultados diante dos Encarnados. O Benfica perdeu os últimos três desafios diante dos arsenalistas, dois deles para o campeonato. Aliás, nos últimos 10 jogos entre ambos, o Benfica venceu três, o Braga ganhou seis e empatou um.

Se atendermos apenas aos jogos na Luz para o campeonato, o domínio do Benfica é avassalador: 51 triunfos em 66 jogos e apenas três derrotas para o Braga, dois deles nos últimos três jogos. Em 2019/20 o Braga venceu na Luz por 1-0, colocando assim um ponto final numa série de 65 anos sem sem vencer na casa do Benfica. O golo foi marcado por… João Palhinha, que depois foi brilhar no Sporting antes de ser vendido ao Fulham. A equipa era treinada por Ruben Amorim, agora treinador do Sporting.

A outra vitória chegou no ano seguinte, em e 2020/21, por 3-2, com golos de Iuri Medeiros e Francisco Moura (2), Seferovic (2) fez o tento do Benfica.

Antes desses dois triunfos, a única vez que o Braga tinha ganho na casa do Benfica tinha sido em 1954/55, a 31 de outubro de 1954, com golo do argentino Mario Imbelloni.

Na Luz o Braga tem sofrido goleadas pesadas nos últimos anos. Perdeu por 6-1 no ano passado, levou 6-2 em 2018/19 e 5-1 em 2015/16.

O que dizem os treinadores:

Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Eles estão na luta pelo título, por isso temos um grande jogo à nossa espera. O SC Braga está a fazer uma temporada excelente, tem qualidade individual, joga um futebol muito atrativo, atacante, e é por isso que está a fazer uma época muito boa. Ainda podem ser campeões e estou à espera de um jogo fantástico em nossa casa. Temos mostrado nas últimas semanas que estamos de regresso, que recuperámos a dinâmica, é uma oportunidade de fazermos um grande jogo diante dos nossos adeptos. Tivemos uma boa semana e estamos preparados para lutar até à última jornada pelo título e amanhã estaremos a postos para defrontar o SC Braga."

Artur Jorge, treinador do SC Braga: "O que mais me preocupa é que o nosso lado competitivo possa estar em destaque, tem sido esse o caminho que temos feito e nos trouxe onde estamos hoje, para além da competência. Vimos numa sequência de oito jogos com sete vitórias e um empate, é essa competitividade que espero poder ter amanhã [sábado], com uma equipa determinada, ambição e coragem para fazer um jogo bem conseguido e procurar ganhar, como em todos os outros."

O Benfica-Braga arranca às 20h30 deste sábado na Luz e poderá ser acompanhado, como sempre, AO MINUTO no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

O jogo será dirigido pelo árbitro Luís Godinho, juiz da Associação de Futebol de Évora. Os assistentes vão ser Rui Teixeira e Pedro Mota e o quarto árbitro será Miguel Nogueira. No VAR estarão André Narciso e Vasco Marques.