O Benfica visita o reduto do Gil Vicente no próximo sábado, em partida relativa à 30ª jornada da primeira liga. À entrada da reta final do campeonato, ambas as equipas atravessam momentos delicados, os quais terão obrigatoriamente de ultrapassar, isto se quiserem alcançar os seus objetivos.

Apesar do recente triunfo diante do Estoril por 1-0, as águias ainda não conseguiram sacudir por completo a pressão que se tem vindo a sentir para os lados do Estádio da Luz nas últimas semanas. Num curto espaço de tempo os encarnados viram a sua vantagem no campeonato passar de 10 para 4 pontos, e pelo meio ainda foi afastado da Liga dos Campeões pelo Inter de Milão.

Para manter as distâncias relativamente ao FC Porto, a equipa da Luz terá de ultrapassar um Gil Vicente que começa a ficar desconfortável na classificação, não tendo ainda garantida a manutenção no escalão principal do nosso futebol. Os seis jogos sem vencer colocam os minhotos a apenas nove pontos do 'playoff', quando ainda há 15 pontos em discussão.

Momento de forma

Depois de uma série de cinco jogos sem derrotas, registando três vitórias e dois empates, o Gil Vicente terá entrado numa espiral negativa de resultados. Sem vencer desde a ronda 23, os gilistas somam quatro derrotas e dois empates nas últimas seis partidas. De realçar que os empates foram alcançados nos dois jogos disputados em Barcelos, tendo ambos terminado com um empate a zero (Sporting e GD Chaves)

Curiosamente a formação minhota atravessava momento idêntico aquando do jogo da primeira volta, no Estádio da Luz, registando na altura cinco derrotas e um empate para o campeonato. Apesar do momento mais delicado, o Gil Vicente não perde em casa há sete jornadas, registando três vitórias e quatro empates.

Já o Benfica procura regressar aos bons resultados e exibições. Apesar do magro triunfo diante do Estoril na ronda anterior, os encarnados encontram-se claramente num momento de menor fulgor físico e psicológico, em muito derivado dos quatro jogos sem vencer (três derrotas e um empate) e que resultaram na eliminação da Liga dos Campeões e na redução substancial da vantagem no topo da tabela classificativa.

Três vitórias e duas derrotas nos últimos cinco jogos do campeonato obrigam assim os encarnados a dar uma resposta à altura em Barcelos, sob o risco de verem os rivais mais diretos aproximarem-se ainda mais. Após o desafio de Barcelos segue-se um ciclo que inclui SC Braga e Sporting, pelo que os encarnados estão absolutamente proibidos de perder pontos.

Histórico de confrontos

Provavelmente o Benfica não poderia ter pedido um adversário mais conveniente, isto se atentarmos exclusivamente ao histórico de confrontos entre as duas equipas em Barcelos. Com efeito, as águias venceram sete das últimas dez visitas ao Gil Vicente, registando ainda três empates; para além disso, o Benfica não sofre golos em Barcelos há cinco jogos, tendo em contrapartida onze golos marcados.

Para encontrarmos uma vitória gilista temos de recuar até à temporada 2000/2001, altura em que o Gil Vicente, na altura treinado por Luís Campos, venceu categoricamente o Benfica de Toni por 3-0. O triunfo recente mais expressivo das águias deu-se na época 2014/2015 quando os comandados de Jorge Jesus aplicaram 'chapa 5' ao Gil Vicente de José Mota

O que dizem os treinadores

Daniel Sousa, treinador do Gil Vicente: “Podemos olhar para o Gil Vicente pela sequência invencível em casa, como para a série de resultados menos positivos. E podemos olhar para o Benfica pelo supercampeonato que está a fazer, como para esta série menos forte que passa. Depende muito da perspetiva”

Roger Schmidt, treinador do Benfica: "O Gil Vicente é uma equipa forte sobretudo a nível tático. Uma equipa com jogadores bastante ofensivos. Ainda assim, o Benfica está muito bem e entra em campo para vencer."

O árbitro

Fábio Veríssimo foi o árbitro escolhido para o jogo do próximo sábado. O juiz da Associação de Futebol de Leiria será auxiliado por Pedro Martins e Hugo Marques, enquanto que Hélder Malheiro estará no vídeo-árbitro.

É a segunda vez que Fábio Veríssimo apita um jogo do Gil Vicente para o campeonato; o juiz leiriense esteve presente no triunfo dos gilistas diante do Vitória de Guimarães na 16ª jornada. No caso do Benfica, os encarnados encontram este árbitro para o campeonato pela quarta vez; nas outras três ocasiões, os encarnados saíram sempre vencedores (Vizela, Santa Clara e Marítimo).