Confirmada a eliminação da Champions, o Sporting vira-se novamente para o campeonato, com a deslocação a Moreira de Cónegos a encerrar a 26.ª jornada, onde tentará manter a perseguição ao líder FC Porto.
Os 'leões' estão agora a nove pontos dos azuis e brancos, que este domingo golearam na receção ao Tondela (4-0), e podem aumentar para seis a vantagem para o 3.º classificado, o Benfica, que empatou (1-1) com o Vizela. A equipa de Rúben Amorim precisa, por isso, de pontuar em casa do Moreirense, também ele obrigado a vencer, face à situação aflitiva que enfrenta na I Liga.
O Sporting, recorde-se, despediu-se da Liga dos Campeões a meio da semana, com um honroso empate (0-0) no terreno do Manchester City. No campeonato, a equipa leonina parece ter encontrado em Slimani os golos que têm escapado a Paulinho, com o ponta de lança argelino a bisar no triunfo por 2-0 sobre o Arouca, na ronda anterior.
Rúben Amorim, de resto, recebeu boas notícias durante a semana, uma vez que Pedro Gonçalves, Palhinha e Daniel Bragança recuperaram das respetivas lesões e estão aptos para o desafio com o Moreirense, segundo confirmou o técnico leonino na antevisão à partida.
Com três derrotas (Marítimo, FC Porto e Famalicão) e um empate (Arouca) nas últimas quatro jornadas, o Moreirense caiu para os lugares de despromoção e, claro, precisa de pontos para sair da 17.ª e penúltima posição. O percurso descendente dos cónegos já levou o clube a mudar duas vezes de treinador.
Com Ricardo Sá Pinto, que hoje reencontra o Sporting, o Moreirense já conseguiu empatar na Luz, mas não vence desde o dia 7 de fevereiro, quando goleou o Belenenses SAD (4-1), e sofre golos há oito jogos.
O treinador dos cónegos equaciona voltar ao sistema de três centrais diante do Sporting, agora que volta a ter disponível Steven Vitória, que falhou as duas últimas partidas, uma por castigo (Arouca) e a outra por lesão (Marítimo). O lateral-direito Paulinho e o médio-defensivo Fábio Pacheco, que cumpriram castigo, também estão de regresso às opções.
Confronto direto
Moreirense e Sporting medem forças esta noite pela 26.ª vez na história, 23.ª se contarmos só com os encontros da I Liga. O histórico é favorável à equipa de Alvalade, que soma 18 vitórias (69%). Já o Moreirense bateu os leões em duas ocasiões (8%), ambas em casa, uma para a Taça de Portugal, em 2012, e outra para o campeonato, em 2003. Registam-se ainda seis empates (23%).
Apesar das fragilidades do Moreirense, que a classificação realça, a equipa lisboeta apenas conseguiu vencer por 1-0 em Alvalade (marcou Coates), na primeira volta do campeonato, e empatou em três das quatro últimas deslocações a Moreira de Cónegos.
O que dizem os treinadores
Ricardo Sá Pinto (Moreirense): "Será um jogo muito difícil para nós, mas também para o Sporting. Já mostrámos, contra grandes equipas, que somos competitivos e difíceis de superar. Espero que estejamos ao mesmo nível. Temos obrigação de dar o máximo das nossas capacidades. Estamos preparados para que o Sporting entre forte, mas temos de levar o jogo até ao fim, sem deixar que o adversário sinta que o encontro está controlado desde o início."
Rúben Amorim (Sporting): "O jogo seria sempre difícil. Há equipas que estão em melhores fases do que outras, mas são sempre campos complicados. Equipas muito competitivas, que lutam pelos seus objetivos, e, com o desenrolar do campeonato, fica tudo mais difícil. Nós temos de ganhar, como sempre. Temos os nossos objetivos, também, e é isso que vamos tentar fazer, sabendo das dificuldades que o jogo vai apresentar. Será um jogo completamente distinto do jogo com o Manchester City. Temos de mudar esse chip."
O árbitro
João Pinheiro foi o árbitro nomeado para dirigir a partida em Moreira de Cónegos. O juiz da AF Braga vai ter Pedro Ribeiro e Luciano Maia como assistentes e João Casegas no papel de quarto árbitro. Vítor Ferreira estará no VAR, assistido por Nélson Cunha.
O Moreirense-Sporting, da 26.ª jornada da I Liga, está marcado para as 20h15 desta segunda-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários