O FC Porto vai ao reduto do Rio Ave, esta segunda-feira, às 20h45 para realizar uma partida referente à 20.ª jornada da I Liga.

Os dragões, que chegam de uma vitória em Belgrado, frente ao Maccabi Tel Aviv (0-1), e que permitiu o acesso ao playoff de apuramento para a fase seguinte da Liga Europa, viram agora as atenções para o campeonato, o principal objetivo da época.

Atualmente, a equipa de Vila do Conde está no 9.º lugar na tabela classificativa com 23 pontos, enquanto a equipa azul e branca está no 3.º lugar com 41 pontos.

Estreia de Anselmi nas provas nacionais

Numa fase de transição e de assimilação de novos processos e ideias com a chegada do novo treinador, Martín Anselmi, o FC Porto está à procura de recuperar a estabilidade perdida.

Os dragões não vencem há quatro jogos e precisam urgentemente de pontos para não se afastarem da corrida ao primeiro lugar. Mas, principalmente, precisam de somar pontos para dar um novo folêgo ao grupo de trabalho.

Nesse capítulo, e com o mercado de inverno ainda aberto, os dragões contam já com algumas novidades de peso. Galeno está prestes a sair para o Al Ahli e já não é solução para as contas de Anselmi para este encontro, bem como Wendell que já é jogador do Santos.

No outro sentido, os azuis e brancos asseguraram a contratação do extremo brasileiro William Gomes para colmatar o lugar deixado em aberto por Galeno.

Histórico: Dragões dominam em confrontos com o Rio Ave

O histórico nos encontros anteriores entre as duas equipas mostra que a equipa de Vila do Conde e o FC Porto encontraram-se 71 vezes, sendo que a equipa agora comandada por Martín Anselmi está em vantagem: 53 vitórias, contra três vitórias de equipa de Petit.

No Estádio do Rio Ave FC, os dragões têm a vantagem nos duelos contra o Rio Ave: 22 triunfos em 33 partidas. Conjunto de Petit tem apenas duas vitórias.

O histórico de confrontos para o campeonato contabiliza 59 jogos entre as duas equipas, com 41 vitórias para o FC Porto, 15 empates e três vitórias para Rio Ave.

Na última vez que ambas as equipas se encontraram, o FC Porto venceu por 2-0.

O que dizem os treinadores

Petit, treinador do Rio Ave: "Vamos estar preparados, mas a olhar mais para o que temos de fazer. Temos de ser intensos, agressivos nos duelos, com personalidade com bola, e a saber os momentos do jogo. Serão duas equipas a tentar vencer, mas esperamos tirar pontos do FC Porto"

Martín Anselmi, treinador do FC Porto: "É um adversário que apenas sofreu uma derrota em casa. Vai ser o nosso primeiro jogo no campeonato, mas já sabemos que é um campo difícil e que tem algumas situações climáticas que podem afetar o jogo. É um Rio Ave forte, que joga bem por dentro e ataca a profundidade. Temos de ter cuidado e competir. O que passou, passou. Agora é pensar no Rio Ave. É o mais importante"

O árbitro

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Gustavo Correia para arbitrar o jogo entre o Rio Ave e o FC Porto, agendado para a próxima segunda-feira, às 20h45, no Estádio do Rio Ave, referente à 20.ª jornada da I Liga.

O árbitro da Associação de Futebol do Porto terá como assistentes Inácio Pereira e Fábio Silva, sendo Sérgio Guelho o quarto árbitro. O VAR será Vasco Santos, assistido por Nuno Manso.