![Antevisão Santa Clara-Benfica: Águia voa aos Açores para tentar seguir na senda das vitórias e na pressão ao Sporting](/assets/img/blank.png)
O Benfica visita este sábado, a partir das 18h00 (17h00 nos Açores), o terreno do Santa Clara, uma das equipas-sensação da presente edição da I Liga 24/25. As águias vão entrar em campo motivadas, depois de na passada jornada terem reduzido a distância pontual para o Sporting no topo da I Liga e de a meio da semana terem vencido no Mónaco, mas pela frente terão um adversário também numa boa série de resultados.
Águia obrigada a ganhar para pressionar o rival, mas com muitas ausências
A equipa de Bruno Lage entra para este encontro no segundo lugar, agora a quatro pontos do líder Sporting, que só joga a seguir, pelo que novo triunfo do Benfica colocará (ainda mais) pressão sobre o eterno rival. Porém, as águias terão de lidar com um considerável número de ausências.
Alexander Bah e Manu Silva, com rupturas do ligamento cruzado, não jogam mais esta época, Tiago Gouveia e Renato Sanches são lesionados de longa data e a eles juntaram-se ainda, esta semana, Ángel Di María, que se ressentiu de uma lesão muscular na coxa e Fredrik Aursnes, que sofreu uma entorse no joelho. Tomás Araújo também está a contas com problemas físicos e Lage confirmou que será o jovem Leandro Santos a alinha de início como lateral direito.
Do lado do Santa Clara, que segue tranquilo num surpreendente quinto lugar na tabela classificativa, Gustavo Klismahn está em dúvida, enquanto Pedro Pacheco falhou toda a época por lesão e o reforço Wendel Silva, cedido pelo FC Porto, tem uma entorse num tornozelo e também não está apto.
Momento de forma: duas equipas com motivos para sorrir
Benfica e Santa Clara atravessam, ambos, um bom momento, pelo menos no que toca aos resultados mais recentes.
Os açorianos vêm de duas vitórias nas duas últimas jornadas e só perderam um dos últimos seis encontros. Desde o início de 2025, o Santa Clara só sofreu uma derrota (2-3 na receção ao Estoril).
A jogar em casa, contudo, o Santa Clara não tem estado no seu melhor nos últimos tempos. Até ganhou o jogo mais recente em casa (2-1 frente ao Casa Pia), mas foi o único triunfo nos últimos quatro jogos na condição de anfitrião. Ainda assim, o seu registo caseiro na I Liga 24/25 é profundamente positivo: 7 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.
Já o Benfica vem de quatro vitórias nos últimos quatro jogos no conjunto de todas as competições. Para o campeonato, contudo, só ganhou três dos últimos seis jogos, tendo perdido os outros três.
E fora de casa até ganhou o encontro mais recente para a I Liga, na visita ao Estrela da Amadora, por 3-2, mas antes disso vinha de duas derrotas (3-1 com o Casa Pia e 1-0 com o Sporting). Como visitantes, na presente edição da prova, as águias só ganharam metade dos jogos que disputaram (5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas).
Histórico de encontros: Águia nunca perdeu nos Açores
O Benfica não saiu derrotado de nenhuma das oito visitas que fez ao longo da história ao terreno do Santa Clara, nas quais somou seis vitórias e dois empates. A última vez que o Benfica não ganhou nos Açores foi em 2021, quando sob as ordens de Jorge Jesus aí empatou a um golo. O outro empate foi sem golos, em 2002. A última deslocação do Benfica aos Açores, em 2023, terminou com um triunfo claro por 3-0 (um golo de Aursnes e um bis de Gonçalo Ramos).
A única vitória da história do Santa Clara sobre o Benfica teve lugar na Luz, em 2020 (mas o treinador das águias era...Bruno Lage). Ao todo, este será 20.º duelo de sempre entre as duas equipas. O registo é de 16 vitórias do Benfica, 2 empates e 1 triunfo do Santa Clara.
O encontro da primeira volta, na Luz, foi o primeiro de Bruno Lage nesta sua segunda passagem pelo leme do Benfica. As águias até começaram a perder, mas deram por completo a volta ao marcador e acabaram por vencer por 4-1. As duas equipas encontraram-se depois, também, para os quartos de final da Taça da Liga uma vez mais na Luz e com novo triunfo do Benfica, então por 3-0.
O que dizem os treinadores
Vasco Matos, treinador do Santa Clara: "O nosso grande foco é o trabalho. É um compromisso muito grande. É um espírito entre todos, de toda a gente aqui dentro, muito grande. Uma ambição muito grande. Uma fome de vencer, independentemente dos adversários. Nada vai mudar aquilo que tem sido o nosso caminho. Vamos continuar a jogar com muita ambição. A lutar por aquilo que são os nossos valores e a nossa identidade. Queremos ser muito competitivos e lutar pelos pontos".
Bruno Lage, treinador do Benfica: "Com eles jogar em casa, sabemos das dificuldades de defrontar o Santa Clara. Como tal, temos de estar no nosso melhor. Frescos e com enorme ambição de vencer o jogo. Sabemos que vão jogar com uma linha de cinco, uma equipa com bons mecanismos, a fazer um bom campeonato, muito agressivos no ataque à profundidade, com muita dinâmica nos três homens da frente. Temos de estar preparados. Sinto que a nossa equipa se dá bem a defrontar linhas de cinco, temos tido essa capacidade. Bastante otimista e preparados para um bom jogo".
O árbitro
A partida será dirigida por Hélder Malheiro, que será assistido por Gonçalo Freire e Hugo Coimbra, com Luís Ferreira no vídeo-árbitro. Curiosamente, Hélder Malheiro foi também o árbitro do embate entre as duas equipas para a Taça da Liga, em novembro.
Vai ser o quarto jogo que dirigirá do Benfica na presente temporada (as águias ganharam os outros três e ao longo dos anos só não ganharam dois dos 19 jogos que já tiveram dirigidos por Hélder Malheiro). Para os açorianos, será o terceiro jogo apitado esta época por Hélder Malheiro (para além do tal jogo da Taça da Liga esteve também na derrota, após prolongamento, do Santa Clara contra o Sporting para a Taça).
Comentários