Eis o momento pelo qual os adeptos do Sporting aguardam há 19 anos: depois de uma longa travessia do deserto, com altos e baixos, os leões estão a uma vitória de alcançar o título nacional pela primeira vez desde 2002 e hoje é dia de 'match point' para a equipa de Rúben Amorim.

O empate do FC Porto no clássico com o Benfica, deixou o Sporting a dois pontos do título, sendo que têm três jogos para os conseguir. Contudo, o desejo dos sportinguistas é que a turma de Alvalade despache já o assunto esta noite, na receção ao Boavista, para lançar os foguetes e começar a festa.

Mas em Alvalade, à procura de estragar a festa, vai estar um Boavista na luta pela permanência no principal escalão do futebol nacional e que está carente de pontos, depois de ter somado apenas dois nos últimos quatro encontros.

Guia de forma

O Sporting regressa a casa depois de uma importante vitória na visita a Vila do Conde e que deixou a equipa a quatro pontos do título, que foram reduzidos a dois com o empate no clássico.

Sporting passa em Vila do Conde e fica mais perto do título de campeão nacional
Sporting passa em Vila do Conde e fica mais perto do título de campeão nacional
Ver artigo

Frente ao Rio Ave, Pedro Gonçalves e Paulinho fizeram os golos da vitória tranquila dos leões, a terceira consecutiva numa série de 31 jogos para a I Liga sem perder e depois de um mês de abril complicado, com três empates em quatro jogos.

Olhando para a última dezena de jogos, o Sporting somou sete vitórias e três empates, marcando 14 golos e sofrendo cinco.

Já o Boavista chega a Alvalade sem vencer há quatro jogos consecutivos, depois de duas derrotas, frente a SC Braga (28.ªJ) Marítimo (29.ªJ), e dois empates, na visita ao Santa Clara (30.ªJ) e Tondela (31.ªJ).

Na receção aos beirões, na última jornada, os axadrezados ficaram a perder aos 77 minutos, mas Alberth Elis fez o golo do empate aos 87', evitando a derrota da equipa liderada por Jesualdo Ferreira.

Aflito Boavista empata na receção ao tranquilo Tondela
Aflito Boavista empata na receção ao tranquilo Tondela
Ver artigo

Abrindo mais o foco, nos últimos 10 jogos, o Boavista soma três vitórias, três empates e quatro derrotas, tendo marcado 14 golos e sofrido 11.

Histórico

O encontro desta noite será o 127.º entre leões e panteras, com vantagem para a equipa de Alvalade.

Os lisboetas venceram os portistas em 63 ocasiões, enquanto os axadrezados já derrotaram o Sporting por 28 vezes. Registam-se ainda 36 empates entre as duas equipas.

Em casa, a vantagem verde e branca é ainda mais notória. Em 63 jogos, o Sporting venceu 48, empatou 13 e empatou dois.

Olhando apenas para o histórico mais recente, nos últimos 10 jogos frente ao Boavista, o Sporting não perdeu nenhum e só não venceu num deles quando, em setembro de 2019, foi ao Bessa empatar a uma bola na 5.ª jornada.

Sporting vence no Bessa e aumenta distância para o Benfica antes do dérbi
Sporting vence no Bessa e aumenta distância para o Benfica antes do dérbi
Ver artigo

No último encontro, já com Jesualdo Ferreira no banco do Boavista, o Sporting bateu os axadrezados por 2-0, com golos de Nuno Santos e Pedro Porro, no jogo da 15.ª jornada da Primeira liga.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O Boavista vai jogar um encontro com a pressão do outro lado. Precisam dos pontos para a manutenção, mas a pressão está do nosso lado. Pelos jogadores do Boavista, com a qualidade que têm, e o treinador [Jesualdo Ferreira], que será a pessoa em campo com mais experiência neste tipo de jogos, será um jogo muito difícil. Vamos esquecer tudo o resto, serão mais duas horas de sofrimento."

Jesualdo Ferreira, treinador do Boavista: “É um momento importante, pois estamos em situação difícil. A nossa perspetiva não é ir observar os festejos do Sporting, mas sim para discutir o jogo e os pontos. Aliás, já fizemos isso no Dragão, tentámos fazer na Luz, mas, aos três minutos, já estávamos a jogar com 10, e há pouco tempo em Braga, em que também terminámos com 10

Árbitro

No jogo que pode valer o título ao Sporting estará Luís Godinho, árbitro da Associação de Futebol de Évora.

Esta época, Luís Godinho apitou dois jogos do Sporting e, em ambos, expulsou Rúben Amorim: no clássico de Alvalade com o FC Porto (2-2) e na visita do Sporting a Famalicão (2-2).

Rui Teixeira e Valter Rufo serão os auxiliares, com Dinis Gorjão a quarto árbitro. o VAR será Bruno Esteves, auxiliado por Rui Cidade.

A partida tem início marcado para as 20h30. Pode acompanhar todas as incidências do jogo AO MINUTO no SAPO Desporto.