O Sporting recebe este domingo o Farense, em jogo relativo à 24ª jornada da Primeira Liga. Após a galvanizante vitória no dérbi da Taça, os leões querem aproveitar a embalagem e voltar às vitórias no campeonato. Para além disso, os verdes e brancos procuram também tirar o máximo partido do clássico FC Porto-Benfica.

Por seu lado o Farense, apesar de ocupar uma posição tranquila na tabela, não pode dormir sob os louros dos pontos conquistados até ao momento, correndo o risco dessa tranquilidade virar ansiedade rapidamente. Os algarvios estão há cinco jogos sem vencer e procuram quebrar o ciclo negativo.

Momentos de forma

O Sporting chega a esta partida após ter quebrado uma rara série de dois jogos sem vitórias. Os empates diante de Young Boys e Rio Ave, especialmente este último, começou a gerar nuvens de desconfiança sob Alvalade, mas que a recente vitória no eterno dérbi diante do Benfica rapidamente dissipou.

Os leões encontram-se atualmente no meio de um ciclo de jogos bastante intenso, com quatro jogos nos próximos onze dias (Farense, Atalanta, Arouca e Atalanta novamente). Amorim já confessou que precisa de gerir o esforço do plantel, abrindo assim a porta para uma possível rotação na equipa. Contudo, os leões querem manter o bom momento recuperado no dérbi, e garantir uma vitória que lhes permita tirar máximo partido de qualquer que seja o resultado do clássico entre FC Porto e Benfica.

Já o Farense, depois de um arranque estável de campeonato que o colocou na primeira metade da tabela, atravessa nesta altura um momento menos positivo. Com efeito, os algarvios somaram três derrotas e dois empates nos últimos cinco jogos para o campeonato, série que, apesar do nono lugar, coloca os leões de Faro a apenas quatro pontos dos lugares de descida.

Pontos precisam-se para os lados de Faro, para que a aparente tranquilidade não leve a um disparar do ritmo cardíaco dos adeptos algarvios.

Histórico de confrontos

A partida deste domingo será o 63º embate entre Sporting e Farense. Na contabilidade geral de jogos entre as duas equipas, os leões de lisboa levam vantagem sobre os do Algarve com 49 vitórias contra apenas seis do adversário. Se atentarmos apenas a jogos relativos ao campeonato, a equipa de Alvalade continua em vantagem com 38 triunfos em 49 jogos, contra quatro dos leões de Faro.

Olhando apenas e só para as partidas disputadas em Alvalade, a supremacia dos verdes e brancos é por demais evidente, somando 21 vitórias em 24 jogos.

O único triunfo dos algarvios no reduto verde e branco para o campeonato ocorreu na última jornada da temporada 1990/91. O Farense de Paco Fortes bateu o Sporting de Marinho Peres por 0-1, graças a um golo de Curcic.

No último frente-a-frente entre as duas equipas para o campeonato em Alvalade, na temporada 2020/21, o Sporting sofreu para levar de vencida o Farense por 1-0, graças a um golo de Sporar já no período de descontos.

O que disseram os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Estamos numa sequência muito difícil e só queremos assinar a nossa vitória. E isso é muito difícil. Depois, o que tiver de acontecer [no FC Porto-Benfica], vai acontecer. Já vimos há algumas jornadas a não poder perder pontos, esta é mais uma e o foco está apenas no nosso jogo"

José Mota, treinador do Farense: "Vamos encontrar uma equipa motivadíssima, jogadores com um objetivo muito grande – que é o de ser campeão – e, portanto, sabemos que vamos passar por muitas dificuldades. Essas dificuldades têm de ser ultrapassadas com carisma, organização e uma disciplina tática muito grande, para tentarmos anular os pontos muito fortes que este Sporting tem"

O árbitro

Cláudio Pereira foi o árbitro nomeado para dirigir esta partida. O juiz da Associação de Futebol de Aveiro será auxiliado por Tiago Costa e André Almeida, enquanto que a dupla de video-arbitragem será composta por Bruno Esteves e Hugo Ribeiro.

É a quarta vez que o árbitro portuense apita um jogo do Sporting esta época. Cláudio Pereira esteve presente nas vitórias dos leões diante do Rio Ave, Gil Vicente e Estoril, todas em Alvalade.

Relativamente ao Farense, o juiz dirige o terceiro encontro com os algarvios, tendo arbitrado a derrota no Dragão diante do FC Porto, e o empate caseiro contra o Estrela da Amadora.