Depois dos compromissos das seleções, o campeonato está de volta com o Sporting a receber no próximo domingo o Paços de Ferreira no estádio José Alvalade em partida a contar para a 28.ª jornada da I Liga.
A sete jornadas do fim do campeonato, os leões sabem que estão proibidos de perder pontos se quiserem manter a perseguição ao FC Porto, e tentar a atenuar a diferença, que se cifra em seis pontos, para o topo da I Liga.
Rúben Amorim, treinador do Sporting, recebeu também uma boa notícia esta semana depois de Pedro Porro ter sido integrados nos trabalhos. O lateral poderá assim regressar assim à equipa titular dos leões no duelo frente aos castores.
Veja a classificação do campeonato
Momento das duas equipas
O Sporting somou três vitórias nos últimos duelos para campeonato, depois das deslocações a Guimarães (1-3) e a Moreira de Cónegos (0-2), a que se junta também a receção vitoriosa frente ao Arouca (2-0).
O Sporting mantém-se com a melhor defesa do campeonato, com apenas 17 golos sofridos e é o terceiro melhor ataque da prova com 54 golos em 27 partidas.
O Paços de Ferreira, 9.º classificado na I Liga, com 33 pontos também atravessa um bom momento depois de ter somado dois triunfos consecutivos nos últimos dois jogos na I Liga, frente ao Moreirense (2-1) e o Arouca (0-1). Os 'castores' têm agora pela frente o campeão nacional, e o segundo classificado da I Liga numa deslocação sempre muito complicada ao reduto dos leões.
Histórico de confrontos entre as duas equipas
O histórico dos confrontos entre os dois emblemas em Alvalade é naturalmente muito favorável para o campeão nacional em título. Em 22 embates, os leões venceram por 16 vezes, somaram dois empates e quatro derrotas. No que diz respeito aos golos, o Sporting marcou 43 e sofreu apenas três.
Na temporada passada, o Sporting venceu o Paços de Ferreira por 2-0, com golos de João Mário e João Palhinha. O último resultado negativo dos verdes e brancos em casa frente ao emblema nortenho teve lugar na temporada de 2015/16, com um empate a uma bola. André Carrillo (41´) deu vantagem ao Sporting, mas Pelé fez o empate a 10 minutos do final da partida.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Nós não damos nada como garantido porque, como disse antes, pode-se perder pontos em qualquer momento. É olhar para isso, temos de vencer os jogos todos se quisermos ganhar ainda o título e para garantir o segundo lugar. Quando isso estiver matematicamente garantido, aí podemos relaxar, nesse sentido, e pensar apenas e só no primeiro lugar."
César Peixoto, treinador do Paços de Ferreira: "Sabemos os pontos fortes e menos fortes, que não são muitos, do Sporting, um adversário que ainda está a lutar pelo título e, na minha maneira de ver, ainda joga melhor do que no ano passado. Queremos chatear o Sporting e o meu amigo Rúben [Amorim], que foi meu colega."
Arbitragem
Vítor Ferreira é o árbitro designado para dirigir o encontro entre o Sporting e o Paços de Ferreira. Nélson Cunha e Luís Costa são os assistentes e o quarto árbitro é João Afonso. Rui Oliveira é o VAR e Carlos Campos o AVAR.
Comentários