Ao contrário do Sporting e do Benfica, o FC Porto chega à 6.ª jornada vivinho da silva, pelo menos fisicamente. Quanto ao resto, já lá vamos.

Com sete dias para preparar a exigente deslocação a Guimarães, Vítor Bruno voltou a ter uma semana com todos os jogadores disponíveis. Um cenário bem diferente do da semana anterior, quando a receção ao Farense foi preparada com a oficina a metade. Apenas com quatro lesionados - Zaidu e Marcano de longa duração, Samuel Portugal a recuperar de uma contusão na mão e Fábio Vieira de uma lesão muscular contraída num treino antes do duelo com os algarvios -, os dragões chegam à Cidade Berço a ombrear com o Vitória SC na tabela.

Ambas com 12 pontos, um triunfo significará garantir o segundo lugar isolar do campeonato e ao mesmo tempo pressionar o Sporting, líder com mais três pontos, que só no dia seguinte recebe o AVS em Alvalade.

Momento de forma

FC Porto

Depois da derrota em Alvalade, a primeira da época, o FC Porto venceu o Farense em casa por 2-1. A entrada impetuosa no jogo fez prever uma típica goleada de sábado à tarde, a lembrar o velhinho Estádio das Antas, mas a falta de eficácia na primeira parte arrastou as decisões para o segundo tempo.

Os dragões até marcaram logo a abrir, Galeno não falhou de grande penalidade, mas a incapacidade de fechar o jogo com mais um ou dois golos deu azo à surpresa. E não foi preciso esperar muito. Nem 5 minutos depois, Tomané gelou o Dragão, que só viria aquecer-se com o calor espalhado por Samu desde a sua entrada aos 64 minutos. 10 minutos depois o gigante espanhol marcou e entregou de bandeja uma vitória que, não sendo sofrida, esperava-se mais tranquila e alcançada bem antes dos quinze minutos finais. Feliz pela vitória, mas ciente de que há ainda muito por fazer, a formação orientada por Vítor Bruno chega a Guimarães para defrontar um motivadíssimo Vitória SC, abastecido de confiança e não muito longe dali.

Vitória SC

Foi em Braga que o Vitória SC veio reforçar o incrível arranque de temporada. Com 10 vitórias em 11 partidas disputadas esta época, os conquistadores vão desbravando caminho como podem e sem complexos. Depois de se tornar a primeira equipa portuguesa a chegar à Liga Conferência, a formação orientada por Rui Borges tem saltado de desafio em desafio com uma elegância louvável. Umas vezes sem grandes dificuldades, outras mesmo ao cair do pano (Vitória SC 2-1 Famalicão), certo é que ao fim de 15 pontos disputados, o Vitória SC só perdeu três, os mesmos do FC Porto. No caso da equipa vitoriana, só o AVS, na Vila das Aves, foi capaz de derrotar os minhotos. Um tiro de partida exemplar, a roçar a perfeição, e que tem disfarçado as saídas de peso do plantel. Recorde-se Jota Silva, Ricardo Mangas ou o experiente André André.

Depois de na última jornada ter vencido na Pedreira de forma categórica por 0-2, a equipa que mais tem surpreendido neste início de época recebe um FC Porto ainda à procura da sua melhor face. Uma inconstância que poderá ser explorada pela equipa da casa, ciente de que a responsabilidade está, como tem estado sempre nestes duelos, do lado dos azuis e brancos. Em caso de triunfo, o Vitória, que ainda só sofreu dois golos nesta edição do campeonato, salta para o segundo lugar isolado da tabela e cola-se aos leões no topo da liderança.

Quanto ao boletim clínico, Jorge Fernandes continua lesionado. Enquanto Mikel Villanueva, também central, mantém-se em dúvida para a receção aos dragões.

Histórico de confrontos

Os 181 duelos entre FC Porto e Vitória SC atribuem para este jogo um claro favorito aos dragões. 119 vitórias, 37 empates, 25 derrotas. Pelo histórico, a equipa portista tem 66% de possibilidade de vencer o encontro entre dois velhos conhecidos.

Se analisarmos em exclusivo os jogos da I Liga, a percentagem de favoritismo é muito idêntica. 65% para a vitória do FC Porto, 26% para um empate, 22% para um triunfo dos conquistadores.

No D. Afonso Henriques, palco do encontro deste sábado, a percentagem de favoritismo do emblema azul e branco cai substancialmente, apesar de continuar a ser o grande candidato à vitória.

Em 90 jogos em Guimarães, os portistas venceram 47 vezes, empataram 23, perderam 20. O Vitória SC atravessa um bom momento e quererá certamente replicar a surpresa alcançada na última época, no Dragão.

A 7 de abril de 2024, à 28.ª jornada, os vimaranenses venceram por 2-1, afundando os dragões, que na jornada anterior já tinham perdido com o Estoril e hipotecado a esperança no título.  Foi apenas o segundo triunfo do Vitória SC nos últimos 20 jogos. Antes, a equipa vitoriana então treinada por Luís Castro, foi à Cidade Invicta vencer 3-2, na época 2018/2019. Sérgio Conceição cumpria o segundo ano à frente do FC Porto, num campeonato que seria conquistado pelo Benfica de Bruno Lage, que chegou a estar a sete pontos dos azuis e brancos.

Contudo, em Guimarães, o Vitória SC não vence o FC Porto desde 2016. E sabe quem foi o último técnico a consegui-lo? Sérgio Conceição. O técnico liderava os vitorianos, que venceram à 18.ª jornada com um golo solitário de Bouba Saré, aos 4 minutos. Rui Barros orientava os portistas.

Sérgio Conceição, técnico do Vitória SC em 2016, no triunfo por 1-0 frente ao FC Porto
Sérgio Conceição, técnico do Vitória SC em 2016, no triunfo por 1-0 frente ao FC Porto Sérgio Conceição, técnico do Vitória SC em 2016, no triunfo por 1-0 frente ao FC Porto créditos: © 2016 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O que disseram os treinadores

Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "Tem o melhor arranque do milénio. Uma dinâmica de vitória que é visível e com dois golos sofridos. Vai jogar em casa, perante os seus adeptos, vem de uma vitória que tem um impacto diferente. Teremos de ser muito nós. Ambiciosos e altamente competitivos, correr muito. E tentar ser o mais fiéis possíveis àquilo que é nosso. Sem nos esquecermos de que é um jogo de futebol e de percebermos que podemos ter que nos adaptar."

Rui Borges, treinador do Vitória SC: "Arranjamos sempre forma de nunca valorizar muito quem faz coisas boas. Têm-nos posto sempre à prova. O Floriana era fraco, o Zurique também não era uma grande equipa, depois era o Zrinjski que era fraco. A seguir veio o campeonato e quando veio o Famalicão é que íamos ser postos à prova. Ganhámos. Fomos a Braga e aí é que íamos ver se estávamos mesmo a postos. Fomos lá ganhar. Agora é com o F C Porto. Vai ser sempre assim. Eu estou sempre à prova desde que nasci"

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Fábio Veríssimo para arbitrar o Vitória SC-FC Porto.

O juiz da Associação de Futebol de Leiria terá como assistentes Pedro Martins e Hugo Marques, sendo Bruno Vieira o quarto árbitro. O VAR será Fábio Melo, assistido por Sérgio Jesus.