O aviso deixado por Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, surge em resposta às declarações de Frederico Varandas sobre a arbitragem de João Pinheiro no Vitória SC- Sporting, no passado sábado.

Numa curta declaração ao jornal O Jogo, o representante dos árbitros portugueses pede prudência e não afasta a possibilidade de apresentar uma queixa formal ao Conselho de Disciplina de FPF.

“Vamos analisar os conteúdos, se são suficientes para enviá-los ao Conselho de Disciplina analisar”, explicou, solicitando prudência: “A única coisa que peço é que possamos conter-nos nos comentários, porque todos querem o melhor para o futebol. Há que perceber o que temos de fazer para que os árbitros tenham condições e tranquilidade para a sua assertividade ser cada vez maior.”

Já Cunha Antunes, presidente do CA da AF Braga - da qual faz parte João Pinheiro - disse à Antena 1 que as críticas de Varandas são “uma forma de pressão e desestabilização a um dos melhores árbitros portugueses”.

Na sequência da derrota com o Vitória SC, o presidente do Sporting deixou duras críticas à arbitragem. "Hoje não há um sportinguista que não esteja traumatizado quando vê João Pinheiro (...) se fosse avaliado apenas pelos jogos do Sporting se calhar seria despromovido”.

Numa situação idêntica, lembra o jornal, Rui Costa foi castigado com oito dias de suspensão.